user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

Ponte da Cava da Velha Castro LaboreiroBico do Patelo

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipologia: Circular
Distância: 20 Km

Duração: 7/8 h
Tipo de piso: Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade: Moderado/Difícil
Local de Partida e Chegada:  Ameijoeira (Castro Laboreiro)

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo irá realizar no próximo dia 22 de Maio, a actividade de Trekking acima referida, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

Esta será uma actividade para membros ARCM com as quotas em dia.

Iremos percorrer trilhos no reino do granítico, com passagem por paisagens magnificas de montanha e por alguns pontos de interesse, como a Ponte Nova ou da Cava Velha, a formação rochosa do Bico do Patelo ou o Charco de Gontamil.

Número limitado a 15 participantes.


Inscrições até dia 17 de Maio ou até se atingir o limite de participantes.

A inscrição só será válida, com o pagamento de uma caução no valor de 5€, que incluí o seguro diário, para a participação na actividade.

Caso o participante já possua seguro, para a prática da actividade, o valor do seguro, será depois descontado, nas despesas finais da actividade.


Inscrição obrigatória para o email geral do clube - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - com nome, contacto móvel e n.º de membro do clube.

Após o fecho das inscrições e activação dos seguros necessários, será enviado aos membros, com inscrição validada, um email com os pormenores da caminhada e logística da mesma.

Para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PR 5 SMP - Trilho do Corgo

FotoGrupo TrilhodoCorgoO percurso de pequena rota (PR) que trilhamos, com início e fim, na localidade de Alvações do Corgo – Vila Real, percorre algumas encostas do Douro Vinhateiro, do concelho de Santa Marta de Penaguião, cuja paisagem cultural e humana, integra em Portugal, um dos locais com o título de Património Mundial da Humanidade, título atribuído pela UNESCO.

Não sendo fácil, ter trilhos maioritariamente em terra, pelo menos nesta zona de Santa Marta, onde o PR 5 – Trilho do Corgo foi idealizado, este tem, na opinião geral dos participantes desta actividade, um pouco mais de asfalto do que por norma, os caminheiros desejam encontrar em percursos pedestres.

Também não será fácil, encontrar os mesmos, a não ser que se percorram os caminhos por entre os vinhedos e os socalcos, certamente dentro de propriedades privadas, pelo que este Trilho do Corgo, o assim faz, em algumas partes do seu percurso.

Voltando ao início e à caminhada em si, de Alvações começamos por descer em direcção ao rio Corgo, por ruelas e estradas da localidade, cruzando ainda a antiga linha ferroviária do Corgo, há muito desactivada e agora transformada numa ecopista, entre a Régua, Vila Real e Chaves.

Desde o Corgo, a primeira subida do dia até à igreja de S. João Baptista de Lobrigos, que vencemos inicialmente por um bonito caminho entre vinhas de uma quinta e depois por estrada, até ao largo da igreja, onde descobrimos a forma de colocar um selo branco, no passaporte do Douro e onde, entre dois dedos de conversa, se descansou um pouco, para a subida seguinte.

Corgo.png

Tipologia Circular
Distância 11 Km

Duração: 4/5 h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Fácil/Moderado
Local de Partida e Chegada:  Alvações do Corgo

O Trilho do Corgo proporciona-nos uma viagem pela relação entre o homem e a natureza. Ao longo de todo o trajecto é possível admirar o resultado do labor que ao longo de séculos foi moldando o chão duro de rocha e dele fez brotar vinho. Impressiona a dimensão quase inimaginável desse esforço secular, quando se aprecia a espantosa paisagem transformada em riscas que mais parecem as curvas de nível de um mapa em que Deus se esforçou plenamente na criação de beleza e harmonia entre o homem e a natureza. 

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo irá realizar no próximo dia 3 de Abril, a actividade de trekking acima referida, no concelho de Santa Marta de Penaguião, Vila Real.

Esta será uma actividade para membros ARCM com as quotas em dia.

Número limitado a 20 participantes.


Inscrições até dia 31 de Março ou até se atingir o limite de 20 participantes.


Inscrição obrigatória para o email geral do clube - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - com nome e contacto móvel

Para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

TrilhoGuerreiroPR 4 BTC – Rota das Levadas + PR 5 BTC – Trilho do Guerreiro

Localização – Boticas, Vila Real

Data: 11 de Julho de 2021

Participantes: Beatriz Silva, Rosa Oliveira, Augusto Monteiro, José Carlos, José Paulo, Valdemar Freitas

Com saída do frondoso, tranquilo e belíssimo Boticas Parque, que só por si, merece uma visita, em qualquer altura do ano, percorremos de início um pequeno passadiço junto às margens do rio Beça, com vista para as diversas actividades lúdicas e radicais, que aí se podem desfrutar, como p.e. a canoagem, nas margens sossegadas do rio e depois, um trilho de pé posto, entre as ervas que as chuvas deste verão, fizeram e bem crescer, com passagem por velho moinho de água, que há muito deixou de fazer farinha, mas que ainda se encontra em muito bom estado.

Abandonando as margens do rio, após a travessia das poldras, percorremos de seguida uma parte do percurso que é comum aos dois PR e que, com a união dos mesmos, se sabia de antemão, que apenas o faríamos uma vez, percurso também muito bonito, com as sombras necessárias, para um dia que se esperava de muito calor, mas que acabou até por o não ser, face às brisas que se fizeram sentir, à medida que fomos subindo, já em estradão, até uma pequena aldeia, que à tarde voltaríamos, após fechar o círculo do Trilho do Guerreiro.

O trilho que préviamente estava definido para esta caminhada, Alturas do Barroso, não se encontra funcional, não apresenta sinalética hà mais de 10 anos e provavelmente a maioria dos trilhos não estão limpos nem circuláveis, segundo informações obtidas junta da Câmara Municipal de Boticas e da Associação Celtiberus, pelo que iremos efectuar em alternativa o PR 5 Trilho do Guerreiro.

AtilhóCódigo PR 5
Tipologia Circular
Distância 20Km
Duração aproximada 7:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Moderado
Local de Partida e Chegada:  Boticas Parque

O Trilho do Guerreiro começa no Parque de Boticas e segue pela aldeia de Vilar até ao Castro do Outeiro do Lesenho, classificado como Imóvel de Interesse Público, e à Mamoa de Chã do Lesenho.

 

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo irá realizar no próximo dia 11 de Julho, a actividade de trekking acima referida, no concelho de Boticas - Vila Real.

Esta será uma actividade para membros ARCM com as quotas em dia.

Número limitado a 10 participantes.


Inscrições até dia 8 de Julho ou até se atingir o limite de 10 participantes.


Inscrição obrigatória para o email geral do clube - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - com nome e contacto móvel

Para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Caminhada ARCM - Caminho de Midões


Domingo, 30 de junho de 2019

Midoes

O Caminho de Midões chegou a ser um dos caminhos de ferro mais utilizados entre 1880 e 1932, quando as minas de Midões exploravam carvão.

Saiu a locomotiva a vapor e os seus vagões de mercadorias mas ficou o registo na encosta, num caminho com interesse paisagístico, contíguo ao Rio Sousa.

O percurso é circular, passaremos também no encontro do Rio Ferreira com o Rio Sousa, na ponte de Longras e nos Moinhos de Jancido.

O trilho proposto não é duro, tem uma extensão de cerca de 16km, num perfil que varia entre as cotas altimétricas de 22m e 96m (a grosso modo).

O ponto de encontro, como de costume, na Padaria S.João em frente ao Hospital S.João, às 08h15m.

Como sempre, a viagem será feita mediante o número de participantes e as viaturas disponíveis.

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 28 de Junho, no evento publicado no grupo do Facebook - D
ar aos Pen@ntes ou através dos contactos dos promotores do evento

António R. Pinto = O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. + 961055810
Arnaldo M. Costa = O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. + 917755286


Lamas de OloBoas, no próximo dia 19 de Maio iremos até ao interior centro/norte, à Serra do Alvão, Lamas de Ôlo.

O ponto de encontro, como de costume, na Padaria S. João em frente ao Hospital S. João, às 08,15H.

O percurso proposto é um pouco duro, tem uma extensão de cerca de 16Km, com um desnível de cerca de 700mts, e andaremos lá pelos 1200 de altitude.

Tragam o almoço volante, o equipamento necessário, os protectores, as bebidas, a energia positiva e a boa disposição.

Como sempre, a viagem será feita mediante o número de participantes e as viaturas disponíveis.

As inscrições deverão ser feitas até dia 16 do mesmo.

Site ou Face Alto Relevo, Dar aos Penantes e através dos contactos, Cinda Rodrigues 914196494

                     Luis Teixeira 926646666

Até breve

Rio MinhoRio Minho e Forte de São Lourenço, 14 de Abril de 2019

   Caros amigos e colegas, este mês vamos até à lindíssima região do Minho,passear junto a este Rio.

Este trilho situa-se perto da localidade de Vila Nova de Cerveira, do outro lado do Rio Minho, ou seja, em teras de “nuestros hermanos”.

Espera-nos uma caminhada de cerca de 14Km num terreno fácil, acessível num desnível máximo de 400mts.

A previsão do tempo, como sempre é só uma previsão, mas diz que no dia 14 não vai chover, apenas ligeiramente nublado.

Como sempre, tragam equipamento a prever as possibilidades, os protectores sugeridos, contando que pode cair alguma chuva.

O almoço volante é recomendável, bebidas para hidratação.

O mais importante, não esqueçam a boa disposição!

As inscrições são até ao dia 11 de Abril

Ponto de encontro, às 08.00H na Confeitaria S. João, frente ao Hospital, junto ao Porto Extremo.


Pessoalmente ou através de envio de mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Agradeço a quem se inscrever que informem se podem ou não levar viatura própria. A decisão das viaturas a utilizar será feita em conformidade com o nº de inscritos.

Contactos dos responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Coordenador – Luís Teixeira - 926646666
Secretário – Cinda Rodrigues – 914196494

Barca D Alva Caros Amigos e Companheiros, fui informado de que por motivos de obras de melhoramentos e segurança, esta Rota se encontra temparáriamente encerrada, prevendo-se a reabertura em meados de Junho. Deste modo fica anulada a nossa Caminhada deste fim de semana.Fica aqui já o compromisso de agendar uma nova caminhada para dia 14 de Abril, destino a estabelecer brevemente.

Rota das Pontes e dos Tuneis – Fregeneda _Barca D’Alva, 30/31 de Março de 2019

   Caros amigos e colegas, este mês a nossa proposta é esta fantástica Rota das Pontes e Tuneis que se inicia em Espanha, Fregeneda na antiga estação ferroviária e termina na antiga estação de Barca D’Alva, em solo português.

O Ponto de Encontro é na Cafetaria/Padaria S. João, em frente ao Hospital, sítio do costume! Vamos estar lá às 9.30H de dia 30, no sábado, OK!

   Vamos de fim de semana, a zona é lindíssima por isso temos oportunidade de aproveitar e mesmo aqueles que não queiram e os que não possam fazer a travessia, fazerem um magnifico passeio e deliciarem-se com as vistas da região, optando por passarem o tempo de outra forma.

  

Esta caminhada deve ser considerada de nível alto/difícil por várias razões; a distância, cerca de 24Km, travessia de pontes antigas em ferro e madeira mas já degradadas que recentemente sofreram melhorias, algumas são bastante altas em relação ao solo e não é recomendável a quem sofra de vertigens, temos ainda a travessia dos tuneis.

   A considerar, frontal para os tuneis, chapéus e protectores para o sol, muita água, almoça volante. Isto para os que se decidirem pela travessia.

   Contamos com a colaboração de um gentil casal daquela região, já nossos conhecidos, que serão os Cicerones, e facilitarão o alojamento. Poderemos também contar com uma boa escolha para o jantar.

   Eventualmente, uma visita ao museu e lagar do azeite e do vinho da região, assim como de alguns pontos de interesse.

   Contamos pagar no máximo 15€ pelo alojamento, por pessoa.

As inscrições deverão ser feitas até dia 26 .


Pessoalmente ou através de envio de mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Agradeço a quem se inscrever que informem se podem ou não levar viatura própria. A decisão das viaturas a utilizar será feita em conformidade com o nº de inscritos.

Boa disposição q.b.

Contactos dos responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Coordenador – Luís Teixeira - 926646666
Secretário – Cinda Rodrigues – 914196494

  Arribas do Douro Este ano vamos novamente até à lindissíma localidade de Miranda do Douro.

Dias 16/17 de Fevereiro

Como vocês, alguns, sabem em Fevereiro acontece o MIRANDANÇAS. podem consultar no Face do próprio Festival, e realizam uma caminhada no domingo pela manhã, 08.00H.

   Esta brincadeira vai ocupar-nos todo o fim de semana, visto que para disfrutar da melhor maneira, iremos de véspera, no sábado. O ponto de Encontro será o mesmo do costume, ou melhor, um pouco mais ao lado. Continua a ser em frente ao Hospital de S. João, mas agora é na Padaria S. João, mesmo à esquerda do Porto Extremo. A hora 09.00H, temos uma viagem de cerca de 3 horas e assim estaremos lá para o almoço.

   Estive a ver o programa e este diz que a caminhada é de cerca de 10Km em terreno pouco acidentado com uma dificuldade baixa/média, em terra essencialmente.

A multa são 10€, inclúi reforço na caminhada e o almoço no fim.

Agora a parte mais complexa, dormidas! Meus caros amigos, a localidade ofereçe bastantes opções mas como este evento atrai muita gente temos de ser céleres na aquisição de dormitório.

Estive a pesquisar e desde 5* a Parque de Campismo, que é óptimo, há de tudo. A minha sugestão é de que se organizem 2 a 2 ou a 3, de modo a ficar mais económico e reservem pernoita.

Alguns Hotéis: Parador de Stª Catarina, Turismo Miranda, Cabeço do Forte, O Mirandês, D. João III, Residêncial Bela Vista, A.L. Santa Cruz...

Parque de Campismo, óptimos Bungalows, Tel 925642243.

 

Não esqueçam de levar roupa e calçado adequada ao fim de semana, espero os vossos RÁPIDOS Feed-Backs de forma a optimizar a coisa.

Grande Abraço a todos.

Os coordenadores,

Cinda Rodrigues 914196494

Luis Teixeira 926646666

Siga-nos em

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq