small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

No próximo dia 28 de Outubro o ARCM vai organizar o habitual Magusto.

Estão desde já convidados todos os sócios do clube assim como a respetiva família e amigos do clube.

O Magusto será na sede do clube e terá início às 15h00.

Por questões de logística, peço que confirmem a vossa participação por e-mail para este endereço:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. dizendo também quantas pessoas vão da vossa parte.

O Magusto é GRATUITO, mas se entretanto quiserem contribuir com algo digam-nos para o e-mail supra mencionado.

Tomar CernacheBonjardim003Foi no dia 12 de Junho que um dos nossos associados (Valdemar Freitas) resolveu partir numa aventura de bicicleta pelos caminhos do nosso Portugal. É um excelente exemplo de como nada nos impede de fazermos aquilo que gostamos. Os colegas não estavam disponíveis, tinha tempo e vontade e foi apenas isso o que foi preciso. Aqui fica o seu relato:

"A ideia surgiu de uma pergunta que fiz a mim mesmo.

O que fazer nestes dias de férias marcados e que não posso adiar?
Sim, o que tinha idealizado para uns dias de férias em família, por diversas razões não se podia realizar e assim, iria ter três dias livres, para que os pudesse utilizar em alguma actividade que gostasse de fazer, talvez umas caminhadas ou um passeio de BTT.
Muito em cima da hora, já não daria muito tempo para planear um passeio de grupo e então fui marinando a ideia de um passeio a solo, faltando apenas escolher que passeio, ou seja de onde até onde, que caminho, que rota, que ainda não tivesse feito e passível de ser feito, sem grandes logísticas e planeamentos.

Um Caminho de Santiago, uma GR (Grande Rota), etc, etc.
Fui excluindo algumas opções até que por fim, se fez luz.

Boas Festas ARCM 2016

O Alto Relevo - Clube de Montanhismo, em parceria com o Município de Valongo, realizou no fim de semana de 29 e 30 de Outubro, o 2.º Congresso de Mineração Romana e Espeleologia, tendo o evento decorrido no seu primeiro dia, no Auditório Vallis Longus – Dr. António Macedo, em Valongo.

Este evento, contou com a presença e intervenção dos Presidentes das Câmaras de Gondomar, Paredes e Valongo como representantes dos respectivos municípios e elementos constituintes da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e com a participação de várias outras entidades da comunidade científica relacionadas com os temas em debate, bem como a participação a convite, do Município de Vila Pouca de Aguiar.

 

Secção: BTT

 

Actividade: Rota da Zorra – Passeio Solidário – BTT e Caminhada

 

Data:  Domingo, 09 de Outubro de 2016

O primeiro convite que tivemos da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, para em conjunto vermos a possibilidade de se organizar um evento solidário, com a finalidade de se obter contributos para a obra de restauro da Zorra n.º 53, foi efectuado em 2015.

Por razões de logística, por se estar já nos últimos meses do ano e sobretudo, porque o evento não estava agendado nos planos de actividade da secção de BTT do ARCM, na qual tinha sido integrada o grupo Dar ao Ped@L, secção que dava ainda as primeiras pedaladas, sobre a minha coordenação, não houve mesmo a possibilidade de se realizar em 2015 o evento, ficando a ideia de um passeio de BTT e de uma caminhada, adiada para o ano seguinte.

Não foi nesse ano, mas o convite e a promessa de ajudarmos a LAMMSPC, na organização do evento, divulgando-o e ajudando em tudo o que fosse preciso, manteve-se desde essa altura, até ao passado domingo, dia 9 de Outubro de 2016, com a realização efectiva da ROTA DA ZORRA – Passeio Solidário – BTT e Caminhada, percorrendo-se estradas, em S. Pedro da Cova – Gondomar e Valongo e diversos trilhos de monte, nas serras do Castiçal, Pias e Santa Junta, trinta quilómetros no BTT e nove na caminhada, com passagem pelo complexo mineiro do Passal e do cavalete do poço de S. Vicente, do antigo sanatório de Mont’Alto, tendo ainda todos os participantes, a possibilidade de visitar o Museu Mineiro, local de partida e de chegada das actividades.

Desde o inicio das inscrições, todas as nossas melhores expectativas, foram sendo ultrapassadas e na véspera do evento, tínhamos 287 inscrições validadas para o BTT e 104 para a caminhada, ultrapassando em muito, as que imaginávamos ter.

Por tal facto, uns dias antes, face ao elevado número de adesão e, perante a data limite de envio da listagem de inscritos para o seguro do evento, da impressão de frontais e dorsais personalizados e, preocupados relativamente a que os reforços sólidos e líquidos, não chegassem para todos os participantes inscritos e validados, tivemos mesmo que encerrar as inscrições e apenas aceitar o pagamento, das inscrições ainda não validadas.

No dia, e antes da partida, ainda aceitamos inscrições para o BTT, com a assinatura de um termo de responsabilidade e sem frontal personalizado e o mesmo para a caminhada, avisando as pessoas, de que não poderíamos garantir os reforços, sobretudo os sólidos, bifana, caldo verde, frutas e a tão desejada Bola de Berlim, conseguindo mesmo assim, com essas limitações, cerca de 4 dezenas de inscrições, de última hora.

Um evento desta envergadura, com cerca de 450 participantes à partida, teve antes e durante muito trabalho de bastidores, que como é sabido, não é visível, por parte da Liga dos Amigos do Museu Mineiro e de elementos do grupo Dar ao Ped@L – ARCM, que faziam parte da organização do evento e, de muito trabalho à vista de todos no dia do evento, dando o seu melhor para proporcionar a todos, o melhor passeio possível, fosse a pedalar ou a caminhar.

Pela satisfação geral e comentários no fim da actividade e mais tarde nas redes sociais, o nosso primeiro evento como organizadores, foi no dizer de todos os participantes, fantástico, excelente e com uma muito boa organização, em todos os aspectos, o que muito nos satisfaz e enche de orgulho.

O nosso propósito para além do acto solidário em si, era mesmo esse, proporcionar a todos numa manhã de domingo, em que tivermos sorte com o tempo, um belo passeio de BTT e uma belíssima caminhada, com gente animada, belos trilhos e os reforços possíveis e ao agrado de todos.

Pelo Alto Relevo, agradeço aos que contribuíram e não puderam participar, a todos os que pedalaram e caminharam na Rota da Zorra, onde se incluíam muitos sócios do clube, o enorme contributo que deram para o sucesso do evento e para o objectivo solidário do mesmo, o restauro da Zorra n.º 53.

Por fim, um agradecimento especial à Micaela Santos e ao Nuno Almeida, da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, pelo empenho na preservação do património mineiro e por todo o trabalho e apoio, na organização deste evento, sem o qual, nada disto seria possível.

O Coordenador da Secção de BTT.

Valdemar Freitas

Desporto cartaz 2016Iniciou no passado dia 14 de Maio o projeto visa a realização de atividades todos os fins de semana, até 18 de setembro, de forma a mobilizar a população em geral para um estilo de vida ativo, onde a atividade física colabore no combate ao sedentarismo, na melhoria da qualidade de vida da população em geral, em prol da promoção do DESPORTO PARA TODOS/AS.

O + Desporto irá proporcionar momentos de alegria e convívio inesquecíveis à população de todas as faixas etárias. Os beneficios da prática desportiva regular estarão ao rubro, com o decorrer de aulas livres, gratuitas, de Zumba, Fitness, Caminhadas, Yoga.

Para consultar o programa das atividades por favor, clique aqui ou aqui 
Poderá solicitar mais informações, via e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone - 224227900.

Não deixe de participar, pela sua Saúde e Bem-Estar!

No próximo dia 15 de Novembro o ARCM vai organizar o habitual Magusto.

Estão desde já convidados todos os sócios do clube assim como a respetiva família e amigos do clube.

O Magusto será na sede do clube e terá início às 14h30.

Por questões de logística, peço que confirmem a vossa participação por e-mail para este endereço:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. dizendo também quantas pessoas vão da vossa parte.

O Magusto é GRATUITO, mas se entretanto quiserem contribuir com algo digam-nos para o e-mail supra mencionado.

Não percam esta oportunidade!!! O CHALLENGER está de volta!

Mais informações em www.altorelevo.org/challenger

Desporto cartazO projeto “+ Desporto…Mais Saúde e Bem-estar”, é uma iniciativa da Divisão de Educação, Ação Social e Desporto da Câmara Municipal de Valongo com o objetivo de criar as bases para o desenvolvimento da temática ”Desporto Para Todos/as” e de uma plataforma de intercâmbio e parceria entre as Associações Desportivas, Ginásios, Academias, entre outras entidades, para a promoção dos valores do desporto.

As atividades desportivas previstas envolvem, zumba, sh`bam, sipnning, body combat, yoga do riso, caminhadas, etc. e decorrerão aos fins-de-semana, de 17 de maio a 20 de setembro, dirigidas à população em geral, de acordo com a calendarização em anexo.

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo colabora nesta iniciativa através da sua Secção de Trekking, pelo que apelamos à participação em todas as atividades em prol do Desporto.

 

pdf.iconPrograma de + Desporto…Mais Saúde e Bem-estar.pdf  (211 KB)

Diedro 2015
Dia 8 maio (sexta feira) estamos a pensar jantar (churrascada) e dormir no diedro como já fizemos anteriormente!
No dia seguinte, sábado poderemos fazer escalada perto do local.
O valor a pagar é o costume, o que comprarmos dividimos por todos.
Quem estiver interessado enviar sms até á próxma quinta feira dia 7 maio para podermos organizar os "morfes"
 
Beatriz Silva: 964500707     Joaquim Silva: 932008040

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq