small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Boas Festas ARCM 2016

O Alto Relevo - Clube de Montanhismo, em parceria com o Município de Valongo, realizou no fim de semana de 29 e 30 de Outubro, o 2.º Congresso de Mineração Romana e Espeleologia, tendo o evento decorrido no seu primeiro dia, no Auditório Vallis Longus – Dr. António Macedo, em Valongo.

Este evento, contou com a presença e intervenção dos Presidentes das Câmaras de Gondomar, Paredes e Valongo como representantes dos respectivos municípios e elementos constituintes da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e com a participação de várias outras entidades da comunidade científica relacionadas com os temas em debate, bem como a participação a convite, do Município de Vila Pouca de Aguiar.

 

Secção: BTT

 

Actividade: Rota da Zorra – Passeio Solidário – BTT e Caminhada

 

Data:  Domingo, 09 de Outubro de 2016

O primeiro convite que tivemos da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, para em conjunto vermos a possibilidade de se organizar um evento solidário, com a finalidade de se obter contributos para a obra de restauro da Zorra n.º 53, foi efectuado em 2015.

Por razões de logística, por se estar já nos últimos meses do ano e sobretudo, porque o evento não estava agendado nos planos de actividade da secção de BTT do ARCM, na qual tinha sido integrada o grupo Dar ao Ped@L, secção que dava ainda as primeiras pedaladas, sobre a minha coordenação, não houve mesmo a possibilidade de se realizar em 2015 o evento, ficando a ideia de um passeio de BTT e de uma caminhada, adiada para o ano seguinte.

Não foi nesse ano, mas o convite e a promessa de ajudarmos a LAMMSPC, na organização do evento, divulgando-o e ajudando em tudo o que fosse preciso, manteve-se desde essa altura, até ao passado domingo, dia 9 de Outubro de 2016, com a realização efectiva da ROTA DA ZORRA – Passeio Solidário – BTT e Caminhada, percorrendo-se estradas, em S. Pedro da Cova – Gondomar e Valongo e diversos trilhos de monte, nas serras do Castiçal, Pias e Santa Junta, trinta quilómetros no BTT e nove na caminhada, com passagem pelo complexo mineiro do Passal e do cavalete do poço de S. Vicente, do antigo sanatório de Mont’Alto, tendo ainda todos os participantes, a possibilidade de visitar o Museu Mineiro, local de partida e de chegada das actividades.

Desde o inicio das inscrições, todas as nossas melhores expectativas, foram sendo ultrapassadas e na véspera do evento, tínhamos 287 inscrições validadas para o BTT e 104 para a caminhada, ultrapassando em muito, as que imaginávamos ter.

Por tal facto, uns dias antes, face ao elevado número de adesão e, perante a data limite de envio da listagem de inscritos para o seguro do evento, da impressão de frontais e dorsais personalizados e, preocupados relativamente a que os reforços sólidos e líquidos, não chegassem para todos os participantes inscritos e validados, tivemos mesmo que encerrar as inscrições e apenas aceitar o pagamento, das inscrições ainda não validadas.

No dia, e antes da partida, ainda aceitamos inscrições para o BTT, com a assinatura de um termo de responsabilidade e sem frontal personalizado e o mesmo para a caminhada, avisando as pessoas, de que não poderíamos garantir os reforços, sobretudo os sólidos, bifana, caldo verde, frutas e a tão desejada Bola de Berlim, conseguindo mesmo assim, com essas limitações, cerca de 4 dezenas de inscrições, de última hora.

Um evento desta envergadura, com cerca de 450 participantes à partida, teve antes e durante muito trabalho de bastidores, que como é sabido, não é visível, por parte da Liga dos Amigos do Museu Mineiro e de elementos do grupo Dar ao Ped@L – ARCM, que faziam parte da organização do evento e, de muito trabalho à vista de todos no dia do evento, dando o seu melhor para proporcionar a todos, o melhor passeio possível, fosse a pedalar ou a caminhar.

Pela satisfação geral e comentários no fim da actividade e mais tarde nas redes sociais, o nosso primeiro evento como organizadores, foi no dizer de todos os participantes, fantástico, excelente e com uma muito boa organização, em todos os aspectos, o que muito nos satisfaz e enche de orgulho.

O nosso propósito para além do acto solidário em si, era mesmo esse, proporcionar a todos numa manhã de domingo, em que tivermos sorte com o tempo, um belo passeio de BTT e uma belíssima caminhada, com gente animada, belos trilhos e os reforços possíveis e ao agrado de todos.

Pelo Alto Relevo, agradeço aos que contribuíram e não puderam participar, a todos os que pedalaram e caminharam na Rota da Zorra, onde se incluíam muitos sócios do clube, o enorme contributo que deram para o sucesso do evento e para o objectivo solidário do mesmo, o restauro da Zorra n.º 53.

Por fim, um agradecimento especial à Micaela Santos e ao Nuno Almeida, da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, pelo empenho na preservação do património mineiro e por todo o trabalho e apoio, na organização deste evento, sem o qual, nada disto seria possível.

O Coordenador da Secção de BTT.

Valdemar Freitas

Desporto cartaz 2016Iniciou no passado dia 14 de Maio o projeto visa a realização de atividades todos os fins de semana, até 18 de setembro, de forma a mobilizar a população em geral para um estilo de vida ativo, onde a atividade física colabore no combate ao sedentarismo, na melhoria da qualidade de vida da população em geral, em prol da promoção do DESPORTO PARA TODOS/AS.

O + Desporto irá proporcionar momentos de alegria e convívio inesquecíveis à população de todas as faixas etárias. Os beneficios da prática desportiva regular estarão ao rubro, com o decorrer de aulas livres, gratuitas, de Zumba, Fitness, Caminhadas, Yoga.

Para consultar o programa das atividades por favor, clique aqui ou aqui 
Poderá solicitar mais informações, via e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone - 224227900.

Não deixe de participar, pela sua Saúde e Bem-Estar!

No próximo dia 15 de Novembro o ARCM vai organizar o habitual Magusto.

Estão desde já convidados todos os sócios do clube assim como a respetiva família e amigos do clube.

O Magusto será na sede do clube e terá início às 14h30.

Por questões de logística, peço que confirmem a vossa participação por e-mail para este endereço:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. dizendo também quantas pessoas vão da vossa parte.

O Magusto é GRATUITO, mas se entretanto quiserem contribuir com algo digam-nos para o e-mail supra mencionado.

Não percam esta oportunidade!!! O CHALLENGER está de volta!

Mais informações em www.altorelevo.org/challenger

Desporto cartazO projeto “+ Desporto…Mais Saúde e Bem-estar”, é uma iniciativa da Divisão de Educação, Ação Social e Desporto da Câmara Municipal de Valongo com o objetivo de criar as bases para o desenvolvimento da temática ”Desporto Para Todos/as” e de uma plataforma de intercâmbio e parceria entre as Associações Desportivas, Ginásios, Academias, entre outras entidades, para a promoção dos valores do desporto.

As atividades desportivas previstas envolvem, zumba, sh`bam, sipnning, body combat, yoga do riso, caminhadas, etc. e decorrerão aos fins-de-semana, de 17 de maio a 20 de setembro, dirigidas à população em geral, de acordo com a calendarização em anexo.

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo colabora nesta iniciativa através da sua Secção de Trekking, pelo que apelamos à participação em todas as atividades em prol do Desporto.

 

pdf.iconPrograma de + Desporto…Mais Saúde e Bem-estar.pdf  (211 KB)

Diedro 2015
Dia 8 maio (sexta feira) estamos a pensar jantar (churrascada) e dormir no diedro como já fizemos anteriormente!
No dia seguinte, sábado poderemos fazer escalada perto do local.
O valor a pagar é o costume, o que comprarmos dividimos por todos.
Quem estiver interessado enviar sms até á próxma quinta feira dia 7 maio para podermos organizar os "morfes"
 
Beatriz Silva: 964500707     Joaquim Silva: 932008040

O ARCM, à semelhança de 2013, participou no evento Há Festa na Aldeia - Couce, organizado pela ADRITEM. Este ano o evento foi durante o fim de semana de 05 e 06 Julho e contou com centenas de visitantes e a participação de vários associados do clube.

Mais uma amostra do que Valongo pode e consegue fazer.

Podem ver algumas fotografias aqui

No passado dia 28 de Junho, cerca de 30 associados e amigos participaram na comemoração do XVI Aniversário do Clube.

O tempo da parte da manhã condicionou as atividades mas no final da manhã foi possível montarmos as atividades. Aqui, os associados e amigos puderam praticar escalada desportiva, uma pequena travessia em cordas, rappel e técnicas de progressão vertical. No final do dia preparamos o acampamento e preparamos o churrasco para o jantar. Depois, e para sobremesa, tivemos o habitual Bolo de Aniversário.

Obrigado a todos os que participaram e fizeram com que este dia fosse muito bem passado!!!

Podem ver as fotografias aqui

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq