user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

FotoGrupoPR7 Act207

PR7 VZL – Percurso das Poldras

Saímos de Fataunços, no adro da sua igreja seguindo as primeiras marcações do PR7 pelas ruelas da aldeia, dando os primeiros bons dias a quem passava e descendo o caminho que nos levou à casa das expressões populares em azulejos espalhados por todo o lado e, descendo um pouco mais ainda, por um trilho bucólico e lindíssimo, onde nos surgiu as poldras da Ribeira de Ribamá, que atravessamos, passo a passo, pedra a pedra.


Enquanto se faziam os primeiros quilómetros, ia-se também jogando ao Stop, saindo ao rol,  os países por B e animais por H, passatempo lançado pela nossa jovem caminhante Íris, que não se ficou por aqui no que toca a ideias, propondo mesmo um workshop de jogos de tabuleiro, na sede do ARCM, a uma qualquer quinta-feira, rematando-se que ao vencedor, se poderia oferecer gratuitamente uma inscrição, numa actividade ou outra coisa qualquer, mas relacionada com o clube.



Cruzamos de novo a ribeira, desta vez num pequeno açude e não propriamente em poldras, onde os mais audazes conseguiram vencer as duas margens, sem uma pequena escorregadela que fosse e dois caminheiros, descalços, sentiram o fresco da água e as areias do fundo.


Com muita água e correntes fortes, não será de arriscar a passagem das poldras, nem do açude pelo que convém ter em conta essa questão, noutras altura do ano.

Como motivos de interesse, de um passado mais longínquo, tivemos ainda a passagem pela via romana e pela Lagareta das Pedras Altas.


O percurso das Poldras é muito agradável, tem muita vegetação autóctone, como os vários carvalhais, por onde passamos, em mais de dois terços da sua extensão, com a vegetação entre muros ou em caminhos florestais, exceptuando alguns pequenos troços em estrada e no estradão final, já depois de Crescido, onde na associação local, o simpático Sr. Alexandre Lima, nos serviu os cafezinhos da ordem.

Num dia quente com brisas agradáveis nos pontos mais altos, um belo grupo de caminheiros, membros do Alto Relevo, deu por terminada esta excelente caminhada, à volta da mesa da Avó Micas, refrescando a sede e não só.

.

Até à próxima.

Valdemar Freitas

Ver fotografias da actividade aqui

Logística e números da actividade:


Dia: 25-06-2023

Participantes sócios: 10

Estreantes: 2

Ponto de partida e chegada: Fataunços - Vouzela - Viseu

Início da caminhada: 9:12 h

Fim da caminhada: 14:23 h

Tempo em Movimento: 3:36:30 h

Distância: 12,93 Km

Acumulado D+: 451 m