user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

sanabria 03 2024Sanábria - Peña Trevinca

Nos próximos dias 16 e 17 de Março a Secção de Montanhismo do Alto Relevo - Clube de Montanhismo, vai organizar, uma travessia no "Parque Natural del Lago de Sanabria" com ascensão ao Peña Trevinca (2127m) - O ponto mais alto da região da Galiza.

Será uma actividade exigente, de dois dias em autonomia com pernoita em montanha.

Os participantes terão que ter experiência e todo o equipamento necessário.

A todos os interessados a inscrição é obrigatória via email da secção até dia 12 de Março.

Para mais informações:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Secção de Montanhismo.

Augusto Monteiro

Daniel Pinto

Beatriz Silva

Catarina Ascensão

Carlos Mendes

pena ubina 02

No próximo fim-de-semana de 28 e 29 de Outubro a secção de Montanhismo do Alto Relevo irá organizar uma actividade no Parque natural de Las Ubinãs-La Mesa na cordilheira Cantábrica - León.

Nesta actividade contamos fazer ascenção a diversos picos incluído o Peña Ubiña (2417m)

 

Será uma actividade para membros ARCM com a situação regularizada e seguro activo.

 

Gerês    Inscrições Esgotadas

No próximo dia 30 de Julho a secção de Montanhismo do Alto Relevo - Clube de Montanhismo irá realizar uma caminhada no Gerês e que irá ligar a Portela do Homem a Pitões das Júnias.

Será um percurso linear com cerca de 26 km e de dificuldade elevada.

Esta será uma actividade para membros ARCM com as quotas regularizadas.

Aos interessados a inscrição é obrigatória via email - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - e efectivada apenas após o pagamento da caução (€20) a qualquer um dos elementos da secção e não para o nib do clube.

Serra da EstrelaNo proximo fim-de-semana de 6 e 7 de Maio a Secção de Montanhismo do ARCM irá realizar uma actividade "relâmpago" na Serra da Estrela.

 

Será uma caminhada de dois dias na embelemática Serra de Portugal e relâmpago pois as inscrições serão limitadas e a ser efectuadas o quanto antes - Válidas apenas até final da manhã de quinta-feira dia 4.

 

Esta é uma actividade para Membros ARCM com  as quotas em dias e seguro activo.

 

Necessário disponibilidade para o comparecimento na nossa sede dia 4 às 21:30 para reunião de preparação.

Actividade 175Actividade: Expedição invernal à Serra de Gredos

Data: 25 e 26 de Fevereiro de 2023

Local: Serra de Gredos – Espanha

Participantes: António Afonso, Daniel Pinto, Beatriz Silva, Edite Rodrigues, Nídia Ferreira, Humberto Lopes, João Cacheira, José Carlos, Tiago Araújo, Valdemar Freitas, Zé Pedro, Hélio Videira, Paulo Sousa

No âmbito das comemorações dos 25 anos do Alto Relevo Clube de Montanhismo, a secção de montanhismo organizou uma actividade de alpinismo na Serra de Gredos.

A Serra de Gredos é uma cordilheira no centro da península ibérica que abrange três províncias espanholas, Ávila, Toledo e Cáceres. Em Gredos encontramos circos, lagoas e paisagens moldadas pelas eras glaciares.

Os melhores exemplos são, o Circo de Gredos, a Lagoa Grande de Gredos  e o pico Almanzor com os seus 2592 metros.

E é para aqui que fomos!

cartaz V25 Anos Alto Relevo

Gredos Invernal

 

O Alto Relevo Clube de Montanhismo, através da Secção de Montanhismo, irá realizar no próximo fim-de-semana de 25 e 26 de Fevereiro uma atividade de alpinismo na Serra de Gredos.

 

Vem conhecer o Circo de Gredos. A Serra de Gredos está situada no centro da Meseta Ibérica, cujo ponto mais elevado é o Pico Almanzor. Este é o local da Península Ibérica de maior proximidade da nossa fronteira com o carácter alpino mais acentuado.

 

ffriacartazO Alto Relevo Clube de Montanhismo, através da Secção de Montanhismo, irá realizar no próximo dia 30 de Outubro uma marcha de montanha no Parque Nacional da Peneda-Gerês com ascensão à Fonte Fria.
Será uma caminhada com cerca de 20 km, 2000m de desnível acumulado e com grau de dificuldade bastante significativo.

A zona de Pitões das Júnias em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês tem magnificas montanhas e uma das mais apetecíveis é a Fonte Fria. Esta elevação tem 1458 metros de altura e a sua ascenção é algo que um caminheiro deve fazer pelo menos uma vez na vida.

Esta é uma atividade para membros do Alto Relevo - Clube de Montanhismo com as quotas regularizadas. Os interessados que não sejam membros deverão fazer a inscrição no nosso site em - http://www.altorelevo.org/web/index.php/o-clube/admissao.


As vagas são limitadas a 10 pessoas e as inscrições válidas até dia 24 de Outubro.

 

Os participantes terão que ter seguro activo. Quem não tiver seguro anual deverá mencionar aquando da inscrição por forma a ativar seguro diário. Esse valor não será devolvido em caso de cancelamento da atividade!

10 07 22

Inscrições Esgotadas

O Alto Relevo Clube de Montanhismo, através da Secção de Montanhismo, vai realizar no próximo dia 10 de Julho uma marcha de montanha, no Parque Nacional da Peneda Gerês.
Marcha de Montanha De Pitões das Junias até Fonte Fria.
O trilho terá início em Pitões das Junias.
zona de complicado acesso no maciço central da serra do Gerês.
Distância a percorrer cerca de 20 km.
Tempo estimado do percurso total de 8 horas.
Dificuldade - Difícil
O percurso é circular, disnível acumulado de cerca de 2600 metros.

Marcha_de_Montanha_no_Marão_-_Relatório_da_Actividade.jpg

As montanhas estão sempre à nossa espera, não fogem de nós, todos sabemos disso e também sabemos, que para as  conquistar, há que as subir e Montanheiro que se orgulhe desse nome, sabe bem disso, que não há volta a dar, apenas subir e subir até ao objectivo que se pretende alcançar, seja o cimo de um monte ou o pico de uma alta montanha.

Às vezes as subidas são fáceis, outras vezes, como a desta actividade da secção de Montanhismo do ARCM, a ascensão foi brava, mas bravos também foram os Montanheiros e Montanheiras, que deixaram o conforto de suas casas, numa fresca manhã de Fevereiro, para rumarem à serra do Marão e encetaram uma marcha de montanha, serra acima, quase que à descoberta.

O percurso que fora delineado para a subida, não era conhecido dos participantes, disso e de outros pontos da actividade, foram-nos dadas as devidas explicações e porquês, pelos responsáveis da secção de Montanhismo, num pequeno briefing, antes da partida, sob o olhar atento das encostas escarpadas, que nos aguardavam ao longe.

Tudo bem explicadinho e fora um pequenino falso arranque, acertamos de novo o rumo a seguir e descemos estrada fora, até entrarmos definitivamente no “monte”, de onde só sairíamos no finalzinho da Marcha, percorrendo todo o tipo de trilhos, que convém a uma actividade de montanhismo, para que se obtenham técnicas e destrezas físicas, como p.e., vencer pequenas paredes em jeito de escalada, descida de parede com ajuda de corda e até deslizar em vertentes de cascalheira, tudo isso e muito mais, teve esta marcha de montanha, para os mais ou menos experientes, sempre com entreajuda, quando da mesmo se tornava imprescindível.

NomarãoII próximo dia 27 de Fevereiro a Secção de Montanhismo do Alto Relevo - Clube de Montanhismo vai organizar uma Marcha de Montanha no Marão.

Será uma actividade de dificuldade intermédia e que servirá de treino para quem quiser participar em actividades futuras de maior envergadura organizadas pela secção.

Necessário levar calçado e roupa adquada para caminhada em montanha, almoço volante, comida de reforço e água.

 

A inscrição é obrigatória via email da secção - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - até dia 23 de Fevereiro e válida apenas após o pagamento de uma caução de €20.

Este valor será abatido nas despesas colectivas de deslocação e seguros. Deve ser pago a qualquer membro da secção nos encontros semanais na nossa sede ou em qualquer outra ocasião que se proporcione, até à data limite de inscrição.

Em caso de desistência o valor não será devolvido.

Será uma actividade para membros ARCM com as quotas regularizadas.