user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

cartaz V25 Anos Alto Relevo

Gredos Invernal

 

O Alto Relevo Clube de Montanhismo, através da Secção de Montanhismo, irá realizar no próximo fim-de-semana de 25 e 26 de Fevereiro uma atividade de alpinismo na Serra de Gredos.

 

Vem conhecer o Circo de Gredos. A Serra de Gredos está situada no centro da Meseta Ibérica, cujo ponto mais elevado é o Pico Almanzor. Este é o local da Península Ibérica de maior proximidade da nossa fronteira com o carácter alpino mais acentuado.

 

A nossa abordagem à Serra de Gredos vai ser feita pela Plataforma de Gredos (Hoyos del Espino) onde se iniciam múltiplos percursos trekking, incluindo o que nos vai levar até ao Circo de Gredos e à sua Lagoa Grande. São cerca de 3 horas de percurso fácil/moderado (que de inverno poderão ser imprescindíveis crampons e piolet por questões de segurança).

Esta atividade caracteriza-se por excecionais paisagens de alta montanha, formando um sistema de blocos de granitos, fraturados e esculpidos pelos glaciares quaternários, onde iremos encontrar o antigo Refúgio Elola junto da sua Lagoa Grande (agora chamado Refugio Laguna Grande), que nos vai servir como apoio “campo base” de toda a atividade.

Esta atividade na montanha é acessível a todos que estejam em boa forma física.

 

 

PROGRAMA:

 

DIA 25:

  • Viagem Porto – Plataforma de Gredos (cerca de 5/6 horas)

  • Percurso trekking invernal (cerca de 3 horas) até ao Refúgio Laguna Grande

  • Passeio de progressão neve e gelo (refresh das técnicas invernais) pelas imediações do refúgio.

  • Dormida no Refúgio.

 

DIA 26:

  • Ascensão Pico Almanzor e Galana para os mais afoitos (dificuldade média/elevada).

  • Percurso trekking (cerca de 3 horas) regresso à Plataforma de Gredos

  • Regresso ao Porto (cerca de 5/6 horas)

 

NOTA IMPORTANTE:

A ascensão ao Pico Almanzor e a Galana está dependente das condições climatéricas e capacidades individuais do participante – domínio das técnicas invernais de progressão na neve e gelo. Necessário equipamento individual (crampons, piolet, arnês, capacete, mosquetões, cordino – machard/prussik, reverso/oito para rapelar). A saída para o Almanzor prevê-se de madrugada.

 

INSCRIÇÃO:

Esta é uma actividade para membros ARCM com a situação regularizada.

O valor da inscrição é de €60 - inclui pernoita, jantar e pequeno-almoço no refúgio assim como seguro da atividade. O restante será para abater nas despesas coletivas do grupo. Este valor não será devolvido em caso de desistência.

As vagas são limitadas e as inscrições neste momento só serão válidas após contacto prévio com secção para confirmação de vaga e o pagamento do valor da inscrição e envio do comprovativo para a secção – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Inscrições até dia 7 de Fevereiro.

 

 

informações e inscrições - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.