user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Trekking - Nas margens do Rio Ovelha e aldeia de Covelo do Monte

- Relatório da Actividade - 

265

Esta caminhada prometia, por diversas razões e não desiludiu ninguém, assim como o tempo, que esteve excelente, para um dia de Fevereiro, sempre com sol, não muito quente é certo, mas nunca envergonhado, acompanhando-nos e dando mais brilho a um lindo percurso, percorrido primeiro nas margens do rio Ovelha e depois na subida e descida, desde a simpática aldeia de Covelo do Monte, empoleirada numa encosta da Serra do Marão.

Os primeiros dois quilómetros, são percorridos em trilhos de pé posto, junto das margens do rio Ovelha, com o som das águas correntes e das cascatas e o muito verde por companhia, atravessando-se o leito do rio, por duas vezes, em pontes incluídas para o trilho, com marcações para a prática de trail running.

Depois sobe-se, mas logo se volta às margens do rio, para novos e belos recantos, nas curvas do Ovelha, sendo que daqui até Covelo do Monte, ainda se irá de novo subir e descer, sempre com muitos e bonitos pontos de interesse paisagísticos, de vegetação autóctone e verdes campos, que ladeiam caminhos rurais entre muros, até bem perto da subida final em paralelo que nos leva à aldeia e ao ponto onde viríamos a ter o nosso pouso, para o almoço volante.

O regresso ao ponto de partida, faz-se na grande maioria por um estradão em terra, num belíssimo pinheiral, que confesso me surpreendeu, pois quando estava no outro lado do rio e olhava para onde seria o nosso retorno, julguei que iriamos percorrer, não um pinheiral, mas sim um eucaliptal.

Passou-se ainda a capela de S. Bento e daí sempre a descer até à abandonada Casa do Guarda, onde tínhamos deixados os carros, dando-se por terminada esta interessante caminhada, com um grupo de 20 caminheiros, elas com 14 presenças e eles completando as restantes.

Uma das razões pela qual acima se dizia que a caminhada prometia, era a presença em estreia e confirmada de duas novas sócias norte-americanas, uma delas de ascendência coreana, que tinham tido conhecimento do nosso clube e das caminhadas, na loja de equipamentos de montanha, do nosso amigo José Novais.

Foram, como era expectável, muito bem recebidas por todos, adoraram o grupo de caminheiros e a sua simpatia e ainda o percurso escolhido, prometendo voltar já na próxima caminhada.

Para alguns de nós, onde me incluo eu, foi ainda uma oportunidade de trocarmos umas frases com elas, num inglês, um pouco enferrujado, mas que deu e bem, para nos entendermos, sobre as caminhadas, falar das nossas actividades e contar-lhes um pouco da história do nosso clube.

Termino este relatório, com um agradecimento ao nosso companheiro e amigo Augusto Monteiro, que durante a caminhada e até à aldeia de Covelo do Monte, recolheu lixo deixado nos trilhos, enchendo um saco grande de asas, praticando assim a modalidade de plogging, limpando o ambiente, que outros sujaram.

Abraço.

Valdemar Freitas

 

Ver fotografias da actividade aqui

 

Logística e números da actividade:


Dia: 18-02-2024

Participantes sócios: 20

Estreantes: 2

Ponto de partida e chegada: Casa do Guarda – Carvalhal – Aboadela - Amarante

Início da caminhada: 9:23 h

Fim da caminhada: 13:52 h

Tempo em Movimento: 3:24:53 h

Distância: 13,26 Km

Acumulado D+: 426 m