user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

ARCM Encontros ao lusco fusco jun2021Se gosta de natureza e de ar livre, temos uma sugestão!

É já este sábado, 12 de junho, que a Secção de Proteção do Ambiente e Património do Alto Relevo – Clube de Montanhismo irá promover uma atividade de campo ao princípio da noite para caminhar e identificar espécies da fauna e da flora. É um pequeno passeio a iniciar-se em Couce (no estradão junto aos painéis de percursos) às 20h30. Só é preciso roupa confortável e lanternas ou frontais (preferencialmente). Embora comecemos à tardinha e ainda com luz, entraremos um pouco pela noite e poderemos precisar de luz artificial.

Tragam a família e os amigos! A atividade irá seguir as recomendações de higiene e segurança da DGS.

Fiquem a conhecer um pouco melhor as nossas Serras. Prometemos que vão ficar surpreendidos!

A atividade é gratuita, mas a inscrição é obrigatória através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até dia 11 de junho às 17h.

Em 2021 a Secção de Proteção do Ambiente e Património do ARCM tornou-se num dos embaixadores do Projeto de ciência cidadã VacaLoura.pt, cujo objetivo é mapear e conservar os escaravelhos da família Lucanidae, mas também os restantes escaravelhos de grande porte de Portugal, assim como sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas!

Brevemente mais informações e atividades sobre as espécies e os seus habitats!

Terminou o 3º workshop online dedicado à biodiversidade em ambiente cavernícola.

Contamos com a participação de 20 pessoas e foi possível explicar algumas definições, tiradas dúvidas e desmistificadas questões sobre estes seres.

Brevemente faremos outro workshop online sobre outra temática.

   

 

Workshop Online ARCM

Encontros na Escuridão – biodiversidade em ambiente cavernícola!

18 março 2021      21:30

Reunião via Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82239860894?pwd=WExCZU5sQ3JhN0pFa0I1RVBDKzBTdz09

ID da reunião: 822 3986 0894 Senha de acesso: 465944

dangerminesA Secção de Proteção Ambiente e Património em conjunto com a Secção de Espeleologia vem por este meio alertar todas as eventuais pessoas interessadas em visitar as minas de Valongo (ou qualquer outra mina) que existem neste momento, nas redes sociais e outros meios de divulgação, visitas guiadas às minas a serem oferecidas sem condições de segurança, autorização dos proprietários, das autoridades (ambientais e não só) e sem respeito pela sensibilidade dos habitats de flora e fauna destes locais. Algumas das minas em causa estão em colapso iminente e não são visitáveis.

pneus compFoi proferido despacho pela comarca do Porto do ministério público no sentido de arquivar a queixa apresentada contra desconhecidos. É lamentável que isto aconteça porque no nosso entender havia material suficiente para chegar aos responsáveis pela deposição indevida dos pneus na Serra de Pias. Se bem se lembram, dois pneus tinham uma etiqueta em excelente estado a identificar uma empresa de Recauchutagem de Pneus. Ao que parece os suspeitos "alegaram desconhecer porque motivos os pneus foram depositados naquele local e esclareceram que não vendem pneus a empresas sediadas em Valongo. Mais referiram que as etiquetas encontradas nos pneus são colocadas nos pneus novos que adquirem e aquando da aplicação do pneu numa viatura, a etiqueta é retirada e colocada num local próprio, pelo que referiram não conseguirem entender como é que as etiquetas foram encontradas apostas em pneus já usados. Disseram ainda que os pneus são recolhidos por uma empresa de transporte." Duas coisa nos saltam logo à vista nesta citação do ofício que recebemos:

No dia 24 de Outubro de 2015 o Alto Relevo - Clube de Montanhismo, pela Secção de Proteção de Ambiente e Património, Secção de Espeleologia e Direção, organizou uma ação de remoção de pneus indevidamente depositados na Serra de Pias em Campo - Valongo. De salientar é também o inquestionável apoio da Câmara Municipal de Valongo que colaborou ativamente para esta iniciativa deste o primeiro momento. Cerca de 40 pessoas voluntárias participaram na ação que permitiu remover mais de 1200 pneus das condições difíceis e montanhosas da Serra de Pias.

Ver algumas fotografias aqui

LIMPEZA PNEUS 2015INFORMAÇÃO ATUALIZADA - ver em Leia mais...

Será durante o fim-de-semana de 24 e 25 de Outubro de 2015 que se irá realizar a iniciativa Limpeza de Pneus da Serra de Pias. Uma iniciativa ARCM (Secção de Proteção de Ambiente e Património e Secção de Espeleologia) com a parceria da Câmara Municipal de Valongo. Milhares (ou toneladas) de pneus têm vindo a ser ilegalmente depositados nas nossas serras quer no exterior quer no interior. É frequente encontrarmos poços e fojos repletos de pneus. Cerca de 20 séculos de existência de património histórico e cultural repletos de lixo a contaminar a água que por muitas vezes irá comunicar com o nosso quintal no vale. No exterior, perto de caminhos ou em corta-fogos, também se encontram aos milhares empobrecendo a paisagem. Para além da limpeza, estão também a ser tomadas medidas para prevenir novas deposições.

 

Foi assinado ontem, dia 20-06-2015, o Acordo de Cooperação do PULMÃO VERDE - Projeto Intermunicipal dos Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo com a colaboração da Área Metropolitana do Porto.

Este Acordo tem por base a proposta de criação de uma Paisagem Protegida de Âmbito Regional – Parque das Serras do Porto - constituído pelas serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Trata-se de uma ideia concebida nos anos 50 do século passado que agora encontra o momento político para a sua concretização. O Acordo de Colaboração resulta deste compromisso de agir de forma integrada, numa visão holística do território, com o objetivo de se implementar um programa de ação capaz de compatibilizar a proteção do património natural e cultural com o desenvolvimento económico e a qualidade de vida das populações, orientado por princípios de sustentabilidade e inclusão social.

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo  - Organização Não-Governamental para o Ambiente, sendo reconhecido pelas entidades envolvidas neste Acordo pelo trabalho desenvolvido na área da Defesa do Património e Ambiente, foi convidado a participar neste importante evento e fez-se representar por dois elementos da Direção.

Fotografias - brevemente

Mãos com carvalho a plantarO Alto Relevo, em colaboração com os Trilhos do Paleozoico, o Município de Valongo e o CRE_Porto, associam-se ao “FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”.
No dia 8 de março a partir das 15h iremos fazer o nosso papel para a reflorestação da Serra de Santa Justa, tendo como meta a plantação de pelo menos 500 árvores e arbustos nativos, incluindo carvalhos, sobreiros, medronheiros e pilriteiros, numa área anteriormente ocupada por eucaliptos e acácias.

É já este domingo próximo!!!
Como Alto Relevo, temos uma especial responsabilidade neste assunto. A nossa querida Serra precisa da nossa ajuda. Temos a oportunidade de modificar a paisagem para melhor. Devemos isso à nossa Serra e aos nossos descendentes. Nem que chova e faça vento! Vamos mostrar que o Alto Relevo faz o seu papel! Passa a mensagem e traz a tua família e amigos. Verás que o ambiente é de amizade e de diversão!