user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

No fim de semana de 29 a 31 de Março os jovens espanhóis do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram contacto com a vertente desportiva da prática das técnicas usadas em espeleologia, o TPV (Técnicas de Progressão Vertical).

Para além da sessão prática, promovemos também uma sessão teórica sobre geoespeleologia, topografia subterrânea e uma sessão técnica para a prática desportiva..

 erasmus 13 14 15 out23    

footer3

 

No fim de semana de 17 e 18 de fevereiro realizamos mais um treino no âmbito do projeto ERASMUS + - Underground Unit com os jovens portugueses

Ver mais fotografias aqui

erasmus 13 14 15 out23    

footer3

 

1º Intercâmbio de Jovens Espeleólogos realizado na Cantábria - Espanha, de 18 a 20 de Agosto 2023.

 

No fim de semana de 13 a 15 de Outubro os jovens espanhóis do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram o seu primeiro contacto em cavidades naturais em Portugal.

Para além do contacto prático da progressão em cavidades com diferentes morfologias, promovemos também uma sessão teórica sobre bioespeleologia.

Mais fotografias aqui

erasmus 13 14 15 out23    

footer3

 

No fim de semana de 18 e 20 de Agosto os jovens portugueses do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram o seu primeiro contacto em cavidades naturais em Espanha, mais concretamente a Travessia Torca de los Morteros - Cueva Imunia. Para além do contacto prático da progressão em cavidades, foi possivel trocarem ideias e conhecimento de manobras efetuadas em cada País.

Mais fotografias aqui

jovens pt mar abr 2023    

footer3

 

No fim de semana de 08 e 09 de Julho os jovens portugueses do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram o seu primeiro contacto em cavidades naturais. Para além de uma sessão teórica, os formandos poderam aplicar alguns dos seus conhecimentos práticos nestas cavidades.

jovens pt mar abr 2023    

footer3

 

Nos meses de Março e Abril foram abordados os primeiros conceitos técnicos para os jovens portugueses do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento. As sessões iniciaram em ambiente indoor (pavilhão gimnodesportivo) mas rapidamente passamos para a prática destas técnicas em cavidade (complexo subterrâneo da mineração romana em Valongo).

jovens pt mar abr 2023    

footer3

 

Estamos preparados com o equipamento técnico para os jovens do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento. As sessões teóricas e práticas começam já este mês de Março.

WhatsApp Image 2023 03 10 at 09.52.53    WhatsApp Image 2023 03 10 at 09.52.53 1     

 

footer3

 

Decorreu em Portugal, no passado fim de semana de 27 a 29 de Janeiro de 2023, o Curso de técnicos de Espeleologia Adaptada (inclusiva) ministrado por Miguel Angel Gavilan Lopez (Escuela Municipal de Montaña de Guadarrama / montañeros sin barreras)

Curso Incapacitados 2023      

Mais fotografias e vídeos (aqui)

 

 

footer3

 

equipa jovens espeleologos pt 1   equipa jovens espeleologos pt 2   equipa jovens espeleologos pt 3

Download em versão PDF

 

 

footer3

 

INSCRIÇÕES FECHADAS 

A Secção de Espeleologia do ARCM, está a captar 5 jovens para participarem no projeto ERASMUS +, apoiado pela UE.

Este projeto tem a duração de 2 anos (de 01-08-2022 a 31-07-2024) e está dividido em dois sub-projetos:

WP 2     Mobilidade e intercâmbio de conhecimento
WP 3     Espeleologia adaptada

Este projeto (WP 2) promove e pretende transmitir o tipo de formação e ensinamento em espeleologia que é praticada em cada país, assim como formar 5 jovens espeleólogos (de cada país), promovendo assim esta prática da forma mais concertada/uniformizada entre os países/entidades envolvidas.

Para este projeto (WP 2), precisaremos de 5 jovens interessados e fortemente motivados para participar e frequentar este curso de Iniciação à Espeleólogo - N2 (homologado pela Fed. Portuguesa de Espeleologia).

Este projeto incluirá 4 a 8 deslocações em fins-de-semana (durante os 2 anos), em território português e/ou espanhol (podendo ser necessário considerar uma 6ª feira ou 2ª feira para viagem a Espanha), tendo estes elementos todas as despesas pagas, sendo:

  • Deslocações
  • Alimentação
  • Estadia

Para além destas despesas, estes jovens receberão gratuitamente, roupa alusiva ao projeto (casaco, t-shirt, calças, sweatshirt e fato de espeleo) que deverão usar obrigatoriamente durante todas as sessões do projeto.

 

Critérios para submissão dos formandos:

  • Ter idade entre os 16 e os 30 anos;
  • Ser/fazer-se membro do ARCM (info aqui);
  • Ter destreza física e nenhum impedimento físico;
  • Ter disponibilidade para 4 a 8 deslocações em Portugal e/ou Espanha (repartidos pelos 2 anos do projeto) em dias de fim-de-semana (podendo ser necessário considerar uma 6ª feira ou 2ª feira para viagem a Espanha)
  • Ter muita vontade em aprender e de iniciar a prática da espeleologia

 

O que oferecemos aos formandos:

  • Curso de Espeleologia N2 (homologado pela FPE);
  • Despesas pagas (deslocações, alimentação e estadia);
  • Roupa alusiva ao projeto;
  • Fato de Espeleologia alusivo ao projeto;

 

O que cedemos aos formandos:

  • Equipamento individual completo de espeleologia

 

Agradecemos que até ao próximo dia 31-12-2022 nos comuniquem para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. o interesse efetivo demonstrado (inscrição) por parte de algum eventual jovem.

As inscrições serão consideradas por ordem de chegada dando prioridade a quem já é membro do nosso clube. A Secção de Espeleologia avaliará/efetivará a pessoa inscrita através de uma prestação de prova física no Pavilhão Gimnodesportivo de Campo – Valongo (data a confirmar).

 

footer3

 

WhatsApp Image 2022 11 19 at 17.17.29   WhatsApp Image 2022 11 19 at 14.47.24   WhatsApp Image 2022 11 19 at 15.04.49

Reuniu no passado dia 19 de Novembro de 2022 no Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio, a Secção de Espeleologia do ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo e o Espeleosocorro Cántabro Esocan com o intuito de se programar as próximas fases do projeto e de dar a conhecer o espaço do Carsoscópio na área da divulgação científica associada à espeleologia e ambientes cavernícolas associados.

Desta reunião, foi também realizado o apoio formal do Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio neste projeto.

 

footer3

 

footer

A Fundação Espeleosocorro Cántabro, ESOCAN através da sua Escola de Espeleologia, Montanha e Canyoning, em colaboração com a Secção de Espeleologia do ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo, foram selecionados pela União Europeia para desenvolver um projeto Erasmus+ de pequena escala.

 

img1

O programa Erasmus+ prossegue o objetivo específico de “promover a mobilidade educativa dos praticantes desportivos, bem como a cooperação, qualidade, inclusão, criatividade e inovação ao nível das organizações desportivas e das políticas desportivas”.

Parcerias de pequena escala são projetadas para expandir o acesso ao programa a intervenientes de pequena escala nas áreas de educação escolar, educação de adultos, educação e treino vocacional, juventude e desporto.