user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Nº de participantes: 13 

 
Partida de Valongo, cerca das 9,00h
 
Os participantes neste TRILHO DAS LENDAS DE FIGUEIRA -  foram: Arnaldo Costa, António e Rosa Oliveira, Orquídea Lima, António Pinto, José e Dulce Nunes, Margarida Ferreira, Gabriel Coelho, Alice e Davide Ribeiro, Luís Teixeira e Cinda Rodrigues.
 
Chegados a Figueira - Penafiel, por volta das 9,30h, iniciou-se o trilho pelo meio de campos e levadas até chegarmos a umas grandes penhas, onde o grupo se reuniu para retemperar forças e de onde se poderiam observar, ao longe, as Serras do Porto. Retomado o caminho, chegamos até ao marco geodésico, onde uns elementos mais afoitos subiram para as fotos da praxe. Depois seguimos monte abaixo, até chegarmos ás levadas que alimentam o conjunto de moinhos de Figueira que nos encantou por estar esse mesmo conjunto disposto em cascata, desde o alto do monte até ao casario. Acabado este trilho pedestre (TP-1), o grupo decidiu caminhar até ao museu da broa na aldeia próxima de Capela e que, estando fechado, deu para apreciar a cascata do ribeiro da Trunqueira que alimentava os diversos moinhos.

Terminamos a caminhada, não sem antes passarmos por Quintandona, para refrescarmos a garganta e cantarmos, com a devida degustação do bolo de "aniversário", os parabéns a um elemento feminino do grupo.

Mais uma caminhada bem sucedida.