user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

artigo Lagoinhos VPA 2017

A Secção de Espeleologia (SESP) e a Secção de Proteção do Ambiente e Património (SPAP) do ALTO RELEVO – Clube de Montanhismo (ARCM) têm o prazer de informar que já se encontra publicado mais um artigo sobre a Exploração Mineira Romana em Portugal, desta vez, em trabalhos de mineração realizados em Tresminas – Vila Pouca de Aguiar, mais concretamente sobre a Corta de Lagoinhos.
Este artigo é uma co-autoria e fruto de mais uma cooperação entre o ARCM (com a colaboração de vários dos seus associados/espeleólogos) e outras entidades científicas para o estudo do vasto património mineiro romano existente em Portugal. Desta vez a parceria foi estabelecida em 2015 com a investigadora alemã Dra. Regula Wahl-Clerici e a sua equipa (Markus Helfert e Thomas Schierl), que tem vindo a trabalhar na região de Vila Pouca de Aguiar à mais de três décadas. Atualmente o ARCM continua a trabalhar nesta parceria nomeadamente no levantamento LASER 3D da referida cavidade assim como desenvolve outros trabalhos noutras áreas/cavidades da região ao abrigo do protocolo estabelecido em 2016 entre o ARCM e o Município de Vila Pouca de Aguiar.
O artigo encontra-se publicado no jornal online Frankfurter elektronische Rundschau zur Altertumskunde (FeRa em http://www.fera-journal.eu).
O artigo encontra-se em alemão pelo que a leitura pode ser um bocado difícil...

Para fazer o donwload do artigo por favor clicar aqui