user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

No dia 4 de setembro de 2022 realizou-se uma atividade de canyoning no Rio Ave

Estiveram presentes os seguintes membros: Luis Sousa / Vasco Silva / Vitor Ribeiro / Carlos Duarte / Hélio Videira

  Depois de atividade adiada devido a riscos de incêndio, éis que surge a oportunidade.

Ponto de encontro ás 8:30 em Valongo onde rumamos na direção de Viera do Minho.
Chegados ao destino iniciamos os preparativos para a atividade e logo de seguida aproveitamos as marcações do "PR" ali existente para nos guiar até ao inicio da descida do rio.
Depois de toda a gente devidamente equipada seguiu-se um pequeno briefing com toda a atenção dedicada ao Vasco e ao Hélio que se estreavam nesta atividade.
Iniciamos a descida e em menos de 10 minutos estavamos na primeira cascata onde também já lá estava outro grupo com as mesmas intenções e com malta bem conhecida destas andanças.
Este local é especialmente agradável pois permite um salto em segurança e a possibiliadde de repetição. Diversão não faltou.
Pouco depois continuamos a nossa aventura entrando na zona mais técnica das marmitas e sifões. Aqui a entreajuda entre todos é fundamental tanto a nível de dicas como ajudas de apoio de certas descidas.
Depois de uma pequena pausa para reforço alimentar entramos nas zonas de penumbra debaixo de grandes rochedos com progressão fácil.
O final aproximava-se mas faltava uma das grandes atrações deste rio, a gruta.
Já equipados com os devidos frontais descemos na direção do centro da terra até a um local mítico deste canyoning. Depois da visita faltava a saída final onde mais uma vez a ajuda entre todos foi fundamental.
Toda a atividade decorreu com um excelente espirito de grupo, entreajuda, boa disposição, segurança e superação em especial para o Vasco e para o Hélio que se estrearam nesta atividade. O Carlos Duarte estreou-se nas atividades connosco mas já com muita experiencia e foi sem duvida uma mais valia na coloboração para que tudo tivesse corrido bem.

Obrigado a todos pela participação.
Até breve.

Vitor & Luis