user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

PR2 ABL – Trilho dos Três Rios

FotoGrupo 3Rios

 

Em dia de se comemorar a Liberdade, rumamos ao concelho de Albergaria-a-Velha, para mais uma actividade de trekking, que teria o seu início junto do Centro de Actividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque, mais propriamente para fazermos o percurso circular de pequena rota, denominado Trilho dos Três Rios, a saber, Ribeira da Felgueira (rio Pequeno), Rio Caima e por fim, o Rio Filveda.

Seguindo a orientação recomendada, iniciou-se a caminhada pelo estradão da maior subida do dia, em direcção ao Cabeço dos Mouros, onde por muito que desejássemos, não encontramos a Mamoa de Castro, apesar do desvio que optamos por fazer para esse efeito, isto porque não encontramos nenhuma placa indicativa da sua localização, além da que indicava o desvio para o vestígio megalítico.

De volta atrás, fez-se a descida por entre os eucaliptais até à primeira linha de água, cruzando-nos antes com meia dúzia de amantes das duas rodas, barulhentos e também com a liberdade, neste caso, de poluir o meio ambiente.

Percorremos as margens sombrias do rio Pequeno, primeiro por um trilho de pé posto e depois por um pequeno estradão, sempre com bela vegetação e muitos fetos, junto da água do rio e alguma pequenas cascatas.

Depois acompanhamos o rio Caima no seu percurso sinuoso, vimos a ponte dos carris e as velhas ruinas das minas do Palhal, até nos acercarmos das hortas e de Ribeira de Fráguas, onde resolvemos ao meio dia e meia, fazermos o nosso almoço volante, para depois dos cafezinhos, num café da vila, deixarmos para o resto da caminhada a parte mais bela do PR.

Desde o Parque dos Moinhos, acompanhamos o rio Filveda, que cruzamos diversas vezes em pontes de madeira, vimos velhos e bem restaurados moinhos, subimos e descemos escadas, também de madeira, ao som das águas correntes e de belas cascatas e açudes, sempre com vegetação autóctone nas duas margens, dando por fim início à subida que nos levaria a percorrer canais agora secos, mas que em tempos levariam águas os seus moinhos, bem como a outros engenhos das minas, há muito desactivadas.

E assim se fez mais uma belíssima caminhada, num percurso agradável e muito bonito.

Venha a próxima.

Valdemar Freitas

 

Ver fotografias da actividadeaqui

Logística e números da actividade:


Dia: 25-04-2023

Participantes sócios: 7

Estreantes: 3

Ponto de partida e chegada: Vilarinho de São Roque – Albergaria-a-Velha - Aveiro

Início da caminhada: 9:04 h

Fim da caminhada: 14:23 h

Tempo em Movimento: 4:23:58 h

Distância: 17,78 Km

Acumulado D+: 539 m