user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

090Moinhos do Picón e do Folón - Galiza - España - 1 de Dezembro de 2013

Nº de Participantes: 33

Encontro no Porto Extremo (H S João) às 8h10m.

Pouco passava das 8h30m partimos, 26 participantes em 6 viaturas, em direção a V N Cerveira onde nos reunimos aos 7 restantes que aí ficaram de encontrar-se com o grupo. Após pausa para compra de pão e para o indispensável cafézinho dos viciados, dirigimo-nos ao ponto de partida – Ponte das Penas em O Rosal.

Por volta das 10h45m demos início à caminhada percorrendo, pausadamente, o trilho ao longo dos 57 moinhos em cascata. Apesar das tristes consequências, ainda visíveis, do fogo que assolou a área, no passado mês de Agosto, a beleza da paisagem e a curiosidade despertada pelos moinhos foi notória. Atrevo-me a dizer que as reportagens fotográficas dos nossos mais ilustres profissionais e amadores ultrapassou um milhar de fotos.

Depois de uma bem merecida refeição o nosso guia galego levou-nos a mais uma caminhada de cerca de 3 Km até ao cimo de uma cumeada onde é possível ver o mar e a foz do Rio Minho. Valeu pelas maravilhosas vistas. No regresso paramos ainda num lugar onde existe uma ponte suspensa sobre o Rio Tamuxe e que deu origem a divertidos momentos. Também aqui os incêndios de Verão deixaram marcas e os sacos de castanhas que tinham sido anunciados como possíveis de apanhar foram mentira. Quem estivesse muito desejoso de castanhas teve que ir comprá-las a um qualquer supermercado.

Depois disto mais uma paragem em Cerveira para as habituais despedidas e para o tranquilo regresso a casa.

Contas feitas 26 pax/6 viaturas, foi de 7,5 euros o custo por pessoa, portagens incluídas.

Link para as fotos do coordenador: https://plus.google.com/photos/101387037619095496456/albums/5952543981782367553?authkey=CJecu5rh4PuvJQ

Há muitas mais fotos tiradas por vários participantes – Gina Gonçalves, Valdemar Freitas, Cristina Martins, António Oliveira, Gabriel Coelho, Maria Filomena Marcelo e Mário Dantas - partilhadas da forma habitual (google+ e Facebook)

Os responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Arnaldo Costa e Júlio Portela