user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

castro s lourençoPercurso: EPS PR6 - Castro de S. Lourenço - ESPOSENDE

Domingo, 30 de Agosto de 2015

Local e hora de encontro: 8h30m – Café PORTO EXTREMO (Grupo Tropical Burguer), mesmo em frente à entrada principal do Hospital de S. João. Existem lugares de estacionamento suficientes na frente e nas traseiras dos prédios circundantes.

Características do Percurso Nome Castro de S.Lourenço Código EPS PR6

Tipologia Circular

Distância 9,5 Km

Duração aproximada 4:00h

Tipo de piso Caminhos rurais

Grau de dificuldade Baixo

Local de Partida Castro de S.Lourenço (Esposende) Local de Chegada Castro de S.Lourenço (Esposende) Descrição e Motivos de Interesse Este percurso tem início no castro de S. Lourenço e segue para a descoberta de outros monumentos milenares, marcas da presença do homem em tempos anteriores aos castros, que se encontram localizados no planalto de Vila Chã. Não só será a valência monumental, como motivo para esta caminhada, pois há muito mais que apreciar, em termos paisagísticos, naturais e etnográficos. Seguindo em qualquer direcção, este percurso sinalizado nos dois sentidos irá permitir a passagem por diferentes paisagens que se encontram ao redor da freguesia de Vila Chã. Por entre as matas e florestas de pinheiro-bravo, giestas e urzes, campos agrícolas e vinhedos, e também pela arriba fóssil, há que apreciar a diversidade da fauna, onde coexistem a raposa, o gato-bravo e o javali, o gaio, a águia redonda, a lebre e o esquilo, que afazem o deleite de quem percorre os seus quase 10km. O segredo será fazer este trilho no tempo que a sua observação e a sorte o ditarem. Quanto às muitas lendas que povoam o imaginário popular, poderá não conseguir ver as “mouras encantadas” que se escondem nas mamoas mas, se tiver sorte, encontrará numa grande laje de granito (penedo da Pata do Cavalo) as marcas das ferraduras do cavalo que carregava a N. Sr.ª e o Menino quando estes fugiam dos romanos para o Egipto, ou ainda a “Fonte da Virtude”, que o livrará das “maleitas” do pesado fardo do tempo com a água da eterna juventude.

Máximo participantes – 25

Regresso ao Porto a meio da tarde.

Sugestões: Água é fundamental. Comida – Suficiente para as pausas de restabelecimento de energias e refeição leve para almoço. Roupa adequada, incluindo boné. Calçado confortável. Bastões de caminheiro (não fundamentais, mas recomendam-se...) Óculos de sol e protetor solar Máquina Fotográfica. Impermeável, de prevenção, caso chova. Manta de sobrevivência, quem tiver. Boa disposição q.b. Nota: A atividade não tem seguro. Obrigatória a assinatura de termo de responsabilidade. Agradeço aos interessados que confirmem a sua presença até Quinta-feira, dia 27 de Agosto, indicando se podem ou não levar viatura própria. A decisão das viaturas a utilizar será feita em conformidade com o nº de presentes à partida, por forma a tentarmos minimizar custos, por pessoa, com a viagem. Inscrições através de envio de mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Contactos dos responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Coordenador - Arnaldo Costa - 917755286 Secretário – Tiago Costa – 912488446