small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

No dia 24 de Outubro de 2015 o Alto Relevo - Clube de Montanhismo, pela Secção de Proteção de Ambiente e Património, Secção de Espeleologia e Direção, organizou uma ação de remoção de pneus indevidamente depositados na Serra de Pias em Campo - Valongo. De salientar é também o inquestionável apoio da Câmara Municipal de Valongo que colaborou ativamente para esta iniciativa deste o primeiro momento. Cerca de 40 pessoas voluntárias participaram na ação que permitiu remover mais de 1200 pneus das condições difíceis e montanhosas da Serra de Pias.

Ver algumas fotografias aqui

600 pneus foram retirados de minas romanas e outros 600 de uma zona arborizada remota. Dadas as condições meteorológicas ficamos muito satisfeitos com a adesão de voluntários (alguns da AMO) que de forma quase heroica trabalharam em prol do ambiente mesmo sob chuva intensa e contra todas as adversidades. A missão não está terminada (ainda temos centenas de pneus espalhados) mas começou-se a empreender os primeiros esforços para evitar que volte a haver deposição indevida de resíduos. Contamos com a ajuda do SEPNA para parte dessa missão. O ato criminoso da deposição de pneus precisa de ser investigado para se conseguir penalizar exemplarmente os responsáveis destes crimes ambientais. Só assim iremos conseguir desincentivar práticas futuras. Por isso, procedeu-se a uma queixa junto da GNR (SEPNA) e irá ser aberto um inquérito no qual o ARCM colaborará na investigação. Na missão desse fim-de-semana, foi possível retirar fotos de dois pneus que incluem informação (a nosso ver incriminatória) relativa à origem dos pneus que se encontravam no meio de um conjunto de cerca de 350. Enviámos às autoridades estas fotos e esperamos que possam constituir um indício que contribua para a investigação. Lembra-se que todos têm um contributo importantíssimo para a prevenção de novas situações. Quem presenciar alguma situação deverá denunciar imediatamente às autoridades (telefonar 112 - fazendo menção ao acto estar ainda ou não a acontecer). Se possível tirar fotos discretamente, no entanto, evitar qualquer possível situação de confronto ou que comprometa. Sempre que possível tentar registar qualquer elemento que possa identificar culpados (matrículas, reclamos, etc.).

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq