small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

DATA DA ACTIVIDADE:

21 e 22 de Março de 2015

 

CAVIDADE:

Gruta do Almonda (velho) – Cavidade Cársica

Cavidade não incluída na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM no 57/2010. Cavidade fora da área do PNSAC.

LOCALIZAÇÃO:

Casais Martanes / Almonda – Zibreira – Torres Novas – Santarém – MCE

Carta Militar de Portugal, série M888, folha 319, Escala 1/25000 - Altitude aproximada: 100 mt

 

OBJECTIVOS:

Treino de preparação e adaptação para a actividade de três dias a realizar na “Cueva de La Gándara” - Cantábria – Espanha, em Junho de 2015, focando as áreas de logística, alimentação, vivac e fisiologia.

Treino de topografia convencional e digital, através da utilização dos aparelhos DistoX e PDA, com o programa de tratamento de dados Pocket Topo.

 

EQUIPA:

António Afonso; Beatriz Silva; João Moutinho; Júlio Portela; Luís Sousa; Nuno Rodrigues; Patrícia Silva; Vítor Gandra e Vítor Rebelo.

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

 

RESULTADO DA ACTIVIDADE:

Entrada na cavidade no dia 21 pelas 10.30h e saída no dia 22 pelas 14.30h.

Os objectivos foram cumpridos. A actividade decorreu de forma bastante positiva em todos os aspectos técnicos (Material individual - Material colectivo - Acondicionamento e Transporte - Montagem dos vivac - Dormida - Alimentação - Higiene - Topografia), existindo apenas uns pequenos pormenores a corrigir e melhorar no futuro. Estamos prontos para a Gándara !!!

 

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:

Ausência de incidentes ou acidentes.

 

Elaboração do relatório:

Nuno Rodrigues (sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq