user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Melres

Tipologia: PR (Pequena Rota) - Circular

Distância: 10,9 Km

Duração: 4/5 h 
Tipo de piso: Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade: Moderado / Difícil
Local de Partida e Chegada:  Melres - Gondomar

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo irá realizar no próximo dia 18 de Dezembro, a actividade de Trekking acima referida, nos concelhos de Gondomar/Paredes, distrito do Porto.

Esta será uma actividade para membros ARCM com as quotas em dia.

Este percurso de pequena rota, "desenvolve-se na encosta da serra das Banjas, onde a intervenção humana ao longo dos séculos alterou a paisagem, conforme os recursos económicos explorados, a referir, a extração mineira de ouro pelos romanos no séc. I, a agricultura nos campos junto ao Douro, a exploração da carqueja para acender as fornalhas das padarias e, por último, a produção de floresta de eucalipto.

Assim, são dois os temas oferecidos aos caminhantes nesta pequena rota. O trilho da Carqueja estabelece uma conexão entre o núcleo rural de Melres, banhado pelo rio Douro e as cristas quartzíticas da serra das Banjas, explorada desde os primórdios pelos seus filões auríferos. A ocupação romana e as suas técnicas de exploração mineira, ainda proliferam e se mantém vivas na serra, nos fojos, banjas, galerias e respiros, que atualmente se constituem excelentes abrigos para a biodiversidade. Depois desta exploração outras se seguiram, como é o caso da carqueja e montena. 

O trilho alcança o seu ponto mais alto, a 560 m, o olhar abrange o vale do Douro e a paisagem estende-se para lá do monte de S. Domingos até à serra da Freita em Arouca.

Olhando a encosta da serra vemos a rede de caminhos, ainda hoje utilizados, que ligam toda a antiga zona de exploração de carqueja e madeira com os cais do rio. À meia encosta o antigo “Rego dos Mouros” demarca-se na paisagem."

Número limitado a 20 participantes.


Inscrições até dia 13 de Dezembro ou até se atingir o limite de participantes.

A inscrição só será válida, com o pagamento no valor de 3,5€, a que corresponde o seguro diário, para a participação na actividade.

Caso o participante já possua seguro, para a prática da actividade, o valor do seguro, será depois descontado, nas despesas finais da actividade.


Inscrição obrigatória para o email geral do clube - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - com nome, contacto móvel e n.º de membro do clube.

Após o fecho das inscrições e activação dos seguros necessários, será enviado aos membros, com inscrição validada, um email com os pormenores da caminhada e logística da mesma.

Para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.