small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

arcm2A associada do clube Cristina Pombares Martins tem vindo a desenvolver um projecto de Investigação Arqueológica numa região até recentemente pouco conhecida de Angola – o Ebo, na Província do Kwanza Sul.

Pelo constante apoio que tem recebido dos companheiros do clube, a associada deseja partilhar o seu trabalho e a sua experiência por terras africanas no próximo dia 20 de Fevereiro pelas 21h45 na sede do clube, convidando todos aqueles quanto estejam interessados assistir.

No Ebo, as comunidades fazem uso de tradições seculares num território marcado por testemunhos materiais sobre as suas raízes culturais no território dos quais se salientam os inúmeros abrigos com pinturas rupestres. Todos os elementos, do passado e do presente, se complementam e interligam constituindo no seu conjunto uma complexa paisagem cultural, onde a combinação entre cultura humana e ambiente natural dão à paisagem uma identidade única.

Além da caracterização da região, dos seus acervos patrimonial e arqueológico, dar-se-á a conhecer a metodologia (do registo da arte rupestre à recolha de dados de cariz etnográfico) e alguns elementos sobre a cronologia das pinturas rupestres.

TPV imgTPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq