user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

arcm2A associada do clube Cristina Pombares Martins tem vindo a desenvolver um projecto de Investigação Arqueológica numa região até recentemente pouco conhecida de Angola – o Ebo, na Província do Kwanza Sul.

Pelo constante apoio que tem recebido dos companheiros do clube, a associada deseja partilhar o seu trabalho e a sua experiência por terras africanas no próximo dia 20 de Fevereiro pelas 21h45 na sede do clube, convidando todos aqueles quanto estejam interessados assistir.

No Ebo, as comunidades fazem uso de tradições seculares num território marcado por testemunhos materiais sobre as suas raízes culturais no território dos quais se salientam os inúmeros abrigos com pinturas rupestres. Todos os elementos, do passado e do presente, se complementam e interligam constituindo no seu conjunto uma complexa paisagem cultural, onde a combinação entre cultura humana e ambiente natural dão à paisagem uma identidade única.

Além da caracterização da região, dos seus acervos patrimonial e arqueológico, dar-se-á a conhecer a metodologia (do registo da arte rupestre à recolha de dados de cariz etnográfico) e alguns elementos sobre a cronologia das pinturas rupestres.