user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DATA DA ACTIVIDADE: 30 e 31 de Janeiro de 2016

CAVIDADES: Algar da Figueira (ou Crocodilo) e Gruta da Nascente do Almonda (novo)

Cavidades não incluídas na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO:

Algar da Figueira (ou Crocodilo)
Alto da Barreira - Serra de Santo António – Alcanena – Santarém - PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 318, Escala 1/25000 - Altitude aproximada: 510 mt
Gruta da Nascente do Almonda (novo)
Casal João Dias/ – Pedrógão - Torres Novas – Santarém – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 318, Escala 1/25000 - Altitude: 160 mt

OBJECTIVOS:

Continuação da topografia do Algar da Figueira (ou Crocodilo) através da utilização dos aparelhos DistoX2 (com calibração de Delta=0.14) e PDA, com o programa de tratamento de dados Pocket Topo e continuação da fotografia técnica do mesmo. Reconhecimento interpretação e fotografia de algumas galerias da Gruta da Nascente do Almonda (novo).

EQUIPA:

Beatriz Silva, Luís Sousa, Luís Teixeira, Nuno Rodrigues, Vítor Gandra e Vítor Rebelo

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:

Dia 30: Algar da Figueira (ou Crocodilo) - 23º dia de trabalhos na cavidade. Entrada ás 11.30h e saída ás 20.00h. A equipa Nuno Rodrigues e Vítor Gandra realizaram os trabalhos de topografia e os restantes elementos o de fotografia. Apesar do percalço inicial com o funcionamento do PDA e com alguma dificuldade na interpretação/execução do perfil na zona do caos de blocos, por debaixo da “Sala do Zeca”, os trabalhos de topografia prosseguiram a bom ritmo, tendo recomeçado na estação existente 1.75/5.3 localizada no topo do “poço do corrimão” e terminado na estação 0.16, situada no inicio do “”meandro” superior”. Foi realizada a poligonal, planta, perfil e registo de detalhes, da nova área topografada, tendo sido necessário para o efeito efectuar 19 estações (parcial do dia = L 66m - H 19m / desenvolvimento total à data = L 381m - H 62m). Foram realizadas mais fotografias técnicas do algar para a publicação do
trabalho final. Os trabalhos topográficos estão quase concluídos.


Dia 31: Gruta da Nascente do Almonda (novo). Entrada ás 10.45h e saída ás 15.00h. Foi realizado o reconhecimento de algumas zonas da cavidade e realizas várias fotografias técnicas da mesma.

 

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:

Ausência de incidentes ou acidentes.
Pernoitamos nas instalações do clube Grupo Recreativo Os Unidos da Serra, em Serra de Santo António, em virtude de a sede da FPE em Alvados se encontrar em obras.

 

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)