user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DATA DA ACTIVIDADE: 02 de Janeiro de 2016

CAVIDADES: Algar do Cabeçinho 1 – Cavidade Natural Cársica

Cavidades não incluídas na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO:

Cabeço das Pombas – S. Bento – Porto de Mós – Leiria – PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 318, Escala 1/25000 - Altitude: 438 mt

OBJECTIVOS:

Continuação da exploração do Algar; Extração do material de equipagem danificado; Fotografia documental dos Quirópteros existentes; Prospecção e georreferênciação de novas cavidades na zona de Portela do Pereiro / Vale de Ventos.

EQUIPA:

Exploração: António Afonso e Nuno Rodrigues
Prevenção: Secção de espeleo do ARCM

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:

Inicio dos trabalhos às 10.15h e término às 16.00h. Na sequência da prospecção realizada no período da manhã, foram encontrados e georreferênciados dois algares. No algar do Cabecinho 1 (período da tarde) procedeu-se ao registo fotográfico de alguns morcegos, com vista à sua posterior identificação. Extraiu-se com sucesso o material de equipagem danificado que se encontrava no local e continuou-se com a exploração do algar na zona por debaixo do caos de blocos existente. Foi realizado um croqui preliminar do mesmo.

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:

Continuamos a verificar a presença de várias dezenas de Quirópteros da subordem Microchiroptera no algar (não conseguimos identificar com certeza a família nem o género dos morcegos) e 2 salamandras comuns. Na actividade anterior julgamos que os morcegos em causa eram Miniopteros Schreibersii, no entanto após nova observação já não temos a certeza.
Ausência de incidentes ou acidentes.

 

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)