user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

No passado dia 5 e 6 de Outubro realizamos alguns trabalhos de espeleologia como havia sido programado para a Serra de Sta. Justa em Valongo.

 No dia 5 de Outubro, da parte da manhã (9h) participaram Augusto Monteiro, Pedro Aguiar e Vítor Gandra  e georeferenciaram e fotografaram mais de 30 locais de mineração romana na Serra de Sta. Justa. Neste momento já contamos com mais de 200 cavidades georeferenciadas em Valongo.

Na parte da tarde a mesma equipa `topografou duas cavidades georeferenciadas de manhã. Demos por terminado os trabalhos por volta das 18h.

No dia 6 de Outubro iniciamos o dia às 9h e participaram Augusto Monteiro, Pedro Aguiar, Sérgio Soares e Vítor Gandra no período da manhã e de tarde a mesma equipa com excepção do Pedro mas com dois novos elementos, o João Moutinho e o Joaquim Silva.

Na parte da manhã topografamos mais três cavidades georeferenciadas no dia anterior. Esta georeferenciação e topografias tem como objectivo algumas suposições/percepção de possíveis ligações entre cavidades (minas romanas), logo haverá certamente trabalho para mais umas saídas.

  

De tarde fizemos prospecção no Submundo da G1 para verificação dos estado das ancoragens para posterior visita para topografia. Na progressão Joaquim Silva detectou um pequeno buraco numa parede com continuação. Depois de desobstruído a passagem verificou-se uma pequena galeria de continuação obstruída por lamas com possível continuação. Demos por terminados os trabalhos por volta das 18h30.

Numa próxima actividade, programamos para que duas equipas possam realizar trabalhos em simultâneo no Submundo, o da colocação das cordas e desobstrução e outra equipa para topografia.

As topografias acima referidas já se encontram na sede para consulta dos interessados.