user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DATA DA ACTIVIDADE: 8 de Dezembro de 2014
CAVIDADES: Algar Gralha Preta (novo) – Cavidade Natural Cársica

Cavidade não incluída na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO: Pé da Pedreira – Alcanede - Santarém - PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 328, Escala 1/25000 - Altitude: 360 mt.

OBJECTIVOS:
Continuação da desobstrução da entrada do Algar Gralha Preta, com vista à sua exploração e confirmação de algumas coordenadas de cavidades na zona.

EQUIPA:
Exploração: António Afonso e Nuno Rodrigues
Coordenação e prevenção: Vítor Gandra

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores de formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:
Inicio da exploração às 9.45h e término às 16.00h. Após três horas de intensos trabalhos de desobstrução, com recurso à técnica de aplicação de micro explosivos e uso de marreta, conseguimos alargar a boca ao algar, tornando-o penetrável à escala humana. Na totalidade dos dois dias de trabalhos, efectuamos uma desobstrução com as dimensões aproximadas de 0,80mt x 1,00mt por 1,60mt de profundidade. Em seguida procedemos à equipagem do algar aplicando três (3) pernos em aço inox de 8mm, dois (2) na cabeceira do poço de entrada, para uma amarração em Y e um (1), conjuntamente com uma amarração natural, para o respectivo corrimão de acesso. O algar desenvolve-se apenas por um único poço vertical, estreito e com uma profundidade penetrável de aproximadamente 9mt fechando num estrangulamento com entulhamento dos blocos provenientes da desobstrução efectuada. O poço prossegue por debaixo do entulhamento, durante muitos mais metros, no entanto a sua desobstrução é de difícil execução, por não existir espaço para depósito dos blocos removidos. A continuação dos trabalhos vai ser analisada e ponderada posteriormente. Após o término da exploração do algar, efectuamos também a confirmação de algumas coordenadas de cavidades existentes na zona.


REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:
Ausência de acidentes ou incidentes.

 

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)