user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Realizou-se no passado fim-de-semana de 17 e 18 de Agosto de 2013mais uma atividade de exploração no Algar "do Crocodilo" – Cavidade Cársica situado na Serra de Santo António – Alcanena – Santarém.

Os objetivos foi o reconhecimento da cavidade. Transporte de material para apoio, montagens e desobstrução. Reequipar o “Poço do Corrimão” e continuação da exploração.                                                                             

A equipa era formada por Beatriz Silva, Carlos Mendes, José Silva, Nuno Rodrigues e Vítor Gandra.

 

Resultado da atividade:

Dia 17: Entrada às 10.15h e saída às 20.00h. Foi efetuado o reconhecimento de toda a cavidade, pelos novos elementos da equipa, por questões de segurança e também para efeitos de apreciação/entendimento da estrutura da mesma.

Reequipámos o Poço do Corrimão (P35), nomeadamente com a substituição das várias cordas de exploração, por apenas uma única.

Iniciamos a exploração da zona superior, adjacente ao “poço do corrimão”, tendo após uma pequena desobstrução, descoberto uma nova sala (denominada “Sala do Zeca”) situada sobre um caos de blocos.

Na referida sala, também foi descoberto, a existência de um meandro (denominado meandro superior) e de três chaminés. O meandro permite progressão. Algumas das chaminés são “bastante atrativas” quanto a, numa fase posterior, serem escaladas/exploradas. Foi iniciada a exploração do meandro.

 

Dia 18: Entrada às 09.30h e saída às 16.30h. Continuação da exploração do meandro superior e equipamento do mesmo.

No meandro, verificou-se a existência de um poço paralelo, tendo sido necessário efetuar uma desobstrução, para acesso ao mesmo.

O novo poço foi equipado e perto da sua base, descobriu-se uma janela lateral que dá acesso a um novo pequeno poço, que por sua vez vai dar a uma sala já explorada anteriormente e localizada sobre a cabeceira do “poço da surpresa”.

Estas novas áreas descobertas permitem um bypass, entre dois níveis, criando um percurso circular nesta zona da cavidade.

Neste dia a equipa foi apenas constituída por três elementos (Carlos Mendes; José Silva e Nuno Rodrigues), uma vez que a Beatriz Silva e o Vítor Gandra, foram para o Algar do Mindinho, colaborar nos trabalhos que o coletivo aí está a realizar (campanha de 2013).

 

Reportar: Ausente / Presente:

Ausência de incidentes ou acidentes.

Ausência de morcegos, apesar de se verificar algumas marcas de guano.

 

Relatório de: Nuno Rodrigues