user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

1174728 10201854307382056 1736361914 nRealizou-se nos dias 24 e 25 de agosto 2013, mais um raid BTT, percorrido por 6 associados, entre Paradela (Sever do Vouga) e Viseu no dia 24 e com percurso inverso no dia 25 num total de 148km.

 

Esta atividade contou com a presença de 6 associados: Patrícia Silva, João Fernandes, José Silva, Beatriz, Silva, Catarina Ascensão e Paulo Domingues, que logo pelas 6h30 da manhã de Sábado 24, desde Campo - Valongo, se lançaram á estrada no conforto de um veículo motorizado até Paradela, no concelho de Sever do Vouga, para aí descarregarem as suas máquinas que os iriam ajudar a percorrer os perto de 80km da antiga linha férrea do Vouga que separam Paradela de Viseu. Após uns pequenos ajustes nos bólides e de um pequeno café na tasca da estação, houve que lançar os pés, Ups! as rodas ao caminho que a hora já ia adiantada. O percurso inicia-se com uma bela transformação da extinta via férrea, em ciclovia alcatroada  e devidamente balizada, com barreiras laterais em madeira e margens aparadas. Mas nem tudo era bom, pois estavam reservadas algumas subidas logo á partida, para que não se tornasse num mero passeio recreativo. Pelo caminho foram-se cruzando com antigos apeadeiros e estações, muito bem recuperadas e que podem muito bem ser aproveitadas como locais de abrigo em caso de intempérie ou mesmo de local de pernoita com algum conforto. Ao final de uns curtos kms, os pneus lá tiveram de se despedir do alcatrão e tomar o gosto á tão esperada terra batida, que mesmo assim, diga-se de passagem, estava em ótimas condições. A cada local que despertasse um pouco de curiosidade ou interesse, não se coibiram de executar pequenas paragens, para disfrutar da beleza de cada recanto ou pelo simples facto de que homens e mulheres não são de ferro e quando a fome "ou sede" apertavam, havia que matar o bicho para que as forças não se esgotassem e as pernas não lhes pregassem uma partida. Foram local de paragem, algumas pontes, túneis, estações e apeadeiros, atravessamentos de localidades e alguns locais de "reabastecimento". Houve ainda tempo para um agradável retemperar de forças em Vouzela, junto a uma magnífica ponte com 15 arcos e de porte imponente, mas foi de pouca dura pois os 80 km pareciam nunca mais chegar e alguns troços invadidos por silvados ou mesmo interrompidos por casas e propriedades que tomaram conta das vias, vieram atrasar um pouco o pelotão, mas nada que os desmoralizasse, pois com a ajuda de um "guia" da aldeia foi possível reencontrar o caminho certo e retomar a via a bom ritmo, pois perto das 20h00 avistaram Viseu e logo procuraram o Centro de Atividades Escutistas Viriato, em pleno parque do Fontelo, para aí se alojarem, jantarem e pernoitarem. A noite foi uma festa pois Viseu acolhia a feira de São Mateus e o Parque do fontelo acolhia uma concentração Motard que os brindou com um concerto ao vivo dos Xutos e Pontapés. 

Domingo dia 25, alvorada pelas 8h00 e toca a acelerar pois embora soubessem que o trajeto lhes reservaria mais descidas que subidas, também sabiam e sentiam o esforço acumulado do dia anterior.

Tudo correu de feição e o pequeno almoço foi bem reforçado com umas verdadeiras sandochas de presunto para abrir o apetite... Toca a rolar e desta vez "é sempre a descer por aí acima" como alguns diziam. Todo o restante percurso correu sem grandes percalços e fora os fogos que se viam ali perto, toda a paisagem convidava a viajar com o olhar bem atento para apreciar a beleza da serra e dos carvalhais que a povoam. De paragem em paragem, houve tempo para animados banhos e risota á mistura. Vouzela foi o local escolhido para o almoço e em velocidade cruzeiro acabamos por voltar ás origens e em Paradela foram todos visitar o rio e retirar o pó da estrada que acumularam nos dois dias. 

Saldo mais do que positivo. 148km, 3 furos, 6 participantes, 0 desistencias, muitas sandes, muita água... Imensa boa disposição e um até á proxima!!!!