user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

O Alto Relevo Clube de Montanhismo (ONGA), promove a Protecção do Património e Ambiente, em especial de Valongo, concelho que nos acolhe desde 1998 e de cujas serras usufruímos para a prática de diversas atividades de montanha.

Estas serras, encerram um vasto património mineiro, cujas alterações na paisagem são empiricamente reconhecidas nomeadamente poços, galerias, sanjas e cortas, ou fojos e barrocas, conforme denominação local.

No âmbito da espeleologia, o clube tem vindo a reunir e produzir informação sobre estas minas abandonadas, pois só se protege o que se conhece e só se valoriza o que é estudado.

O Plano Diretor Municipal de Valongo (PDM), é um instrumento de gestão territorial de âmbito local, encontra-se em revisão, e por isso, a edilidade convidou os cidadãos e demais entidades e interessados a participar nesta discussão pública para que a população tenha uma voz ativa sobre o seu território.

Analisados os documentos públicos sobre o referido plano, chegou-se à conclusão que havia uma grande discrepância entre a informação constante nestes documentos e a informação que o Alto Relevo detém, sobre o património mineiro de Valongo.

Posto isto, o clube entendeu que seria conveniente ceder à edilidade, alguma informação recolhida nas explorações espeleológicas, de forma que o património mineiro deste concelho possa ser mais conhecido, investigado, valorizado e protegido, como legado para as próximas gerações e testemunho de um passado que nos confere identidade.

No passado dia 17 Junho, foi entregue à edilidade, um relatório sobre esta matéria, cujo resumo pode ser consultado em anexo.

pdf.iconREV PDM_RELATORIO PARA PUBLICACAO SITE_2014-06-30.pdf (1.73MB)