user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

061TRILHO DA PENEDA GERÊS 

Nº de Participantes: 35

Fotos aqui

Encontro no Café PORTO EXTREMO (Hospital de S. João) às 07h30m, saída às 8h00m.

Chegada ao Soajo às 9h40m – paragem para café e compra de pão. Encontro com os 3 participantes provenientes de Braga.

Chegada ao santuário de N. Sra. da Peneda por volta das 11h00m, fotografia de grupo e início da caminhada.

As condições atmosféricas eram excelentes e fomos brindados por alguns mantos brancos de neve que ainda se mantinham ao longo de quase todo o percurso.

Chegados ao ponto mais alto, 2 horas volvidas, foi feita a paragem para almoço em local com vistas excepcionais a 360º de beleza indescritível.

Após este merecido descanso iniciamos a descida em direcção à aldeia da Bouça dos Homens, à qual fizemos uma breve visita na esperança de encontrarmos um Café aberto. Não tomamos o tal cafézinho mas foi-nos possível apreciar o interior da aldeia, praticamente abandonada mas com casario, ao que parece bem cuidado e preservado.

Posto isto, regressamos à montanha, iniciando uma não muito longa mas forte ascensão, também ela de rara beleza paisagística. Chegados à “Lagoa” de cujo penedo central reza a lenda que quem atirar uma pedra e conseguir que esta se mantenha no topo, poderá vir a casar nesse mesmo ano. Foram várias as tentativas de alguns, mas a pontaria estava muito desafinada ou então não quiseram foi mesmo correr o risco de acertar.

Depois de alguma brincadeira saudável e nova foto de grupo iniciamos a ingreme descida na direcção do Santuário passando ao lado do Penedo da Meadinha, atracção dos amigos da escalada.

Eram 16h30m sensivelmente e terminavamos mais uma caminhada de 12 Km muito animada, cheia de beleza e ao que parece do agrado de todos os participantes.

Conforme estava planeado, houve ainda tempo para que uma grande parte do grupo alinhasse num banho em águas termais, à temperatura aproximada de 40º, no balneário de Lobios (Piscina pública a céu aberto alimentada por fonte termal, ao lado do Rio Caldo cuja água gelada é muito boa para o choque térmico – houve quem experimentasse).

Contas feitas para quem saiu do Porto: 32 pax/7 viaturas, foi de 8,5 euros o encargo por pessoa.

(Banho incluído para quem quis usufruir)

Os responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Arnaldo Costa e Júlio Portela