user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

081Pernoita e caminhada - PR Circular - 4 aldeias: Ribeira da Fraga-Cabanas-Curros-Vale de Campo – Ribeira da Fraga (da autoria de José Paulo Rodrigues)

Nº de Participantes: 10

Encontro no Sábado, dia 12 pelas 14,30h, no Porto Extremo – H. S. João.

Viagem em 2 viaturas até Ribeira da Fraga, via A4, com paragem em Murça para café e compra de alguns alimentos para o jantar. Não havendo, em Murça, nenhum estabelecimento onde fosse possível comprar carnes frescas, seguimos viagem ao encontro dos nossos anfitriões onde chegamos pelas 17,30h. Descarregadas as viaturas, 3 de nós foram a Valpaços comprar as ditas carnes, enquanto os restantes se dedicaram à montagem do acampamento. O sítio, designado lameiro pelo anfitrião, é lindíssimo e mais bonito ficou com as tendas, os candeeiros de vela improvisados e uma avantajada fogueira, que permaneceu acesa por longas horas. Foi nesta fogueira que “brilhantes churrasqueiros” puseram à prova as suas habilidades tornando simples tiras de entrecosto suíno e fêveras em verdadeiro manjar de deuses. Salpicão, salsicha fresca e alheiras da zona tinham entretanto sido devoradas como entrada, acompanhadas de pão de centeio lá da terra. A salada com produtos da horta mesmo ao lado das barracas e batata frita de pacote serviram de acompanhamento. Ao jantar tivemos a companhia dos pais do Paulo e éramos assim12 comensais que acabaram por ficar em amena “cavaqueira” pela noite dentro. Sempre em vigília e atentoa qualquer distração nossa estavam a Reia, a cadela e os quatro gatos que residem no espaço, isto para além das galinhas, dos patos, da ovelha Beatriz e das suas duas crias. Grande animação, sem dúvida!

No Domingo, dia 13, alvorada pelas 8,00h e ida a Carrazedo comprar pão para o pequeno almoço e para a caminhada que nos esperava. Arrancamos 8 caminheiros mais a cadela Reia que nos foi animando com as suas traquinices. O dia estava cinzento mas não prometia grandes aguaceiros que pudessem assustar os “atletas”. Desarmadas quase todas as tendas (2 teimosos quiseram deixar as deles para lavar, caso viesse chuva: e veio...), iniciamos a caminhada por meio dos soutos de castanheiros,alguma vinha e algumas espécies variadas de coníferas. Pelo caminho foi possível deliciarmo-nos com figos pretos e pingo de mel, uvas e maçãs.

Breve paragem em Cabanas – café e visita à Capela da aldeia e ao moinho que se encontra ao lado desta, muito bem preservado.

Por volta das 13h, em Curros estivemos no parque junto ao Rio onde reabastecemos energias com refeição ligeira. Tinhamos então percorrido cerca de 12 km.

Depois do cafézinho da praxe e tendo começado a cair uma chuvinha que até sabia bem, iniciamos uma ligeira subida que nos conduziu a um caminho com vistas espetaculares quer para as serranias circundantes com as fragas e os soutos, quer para o fundo do vale onde serpenteia o Rio Curro com os seus lameiros, quedas de água e amieiros multicolores nesta altura do ano. Simplesmente maravilhoso.

Pouco passava das 17h estavamos de novo no nosso refúgio com cerca de 20Km percorridos.

Contas feitas à viagem – 300Km - e alimentação, o custo por pessoa (Base: 8 pax/2 viaturas - 1 classe 2), foi de 20 euros.

Um especial agradecimento ao José Paulo Rodrigues, à Beatriz Rocha, ao Sr. Francisco e D. Natália, nossos anfitriões que nos acolheram com grande simpatia e cordialidade.

A todos os participantes um voto de louvor pela forma como se empenharam e conseguiram que este tivesse sido mais um evento de sucesso.

Os responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Arnaldo Costa e Júlio Portela

Link para as fotos: https://plus.google.com/photos/101387037619095496456/albums/5934720693870994801?authkey=CIr4-tXkxbSyhAE