user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DSC06197 21

Domingo, 14 de Julho de 2013

PR 6 TRILHO DE TRESMINAS – VILA POUCA DE AGUIAR

Nº de Participantes: 21

Saída de Valongo às 8h30m, em quatro viaturas – 17 participantes.

Breve paragem no centro de Vila Pouca de Aguiar para café e compra de pão.

Chegada a Tresminas cerca das 10h00m - encontro com mais dois participantes e com a Reia, cadelita serra da estrela com 3 meses que aguentou a caminhada melhor que alguns dos mais experientes caminheiros. Daqui partimos para o Cruzeiro de Tresminas onde demos início à caminhada cerca das 10h45m.

Podem ver algumas fotografias aqui (Arnaldo Costa), aqui (Valdemar Freitas)

Passado muito pouco tempo avistamos a Corta da Ribeirinha, assim se chama a exploração mineira existente, tendo sido possível visitar algumas das galerias que se encontravam abertas. Aproveitamos o ensejo para restabelecimento dos níveis de açucar e energia, já que a sombra e a temperatura no local eram deveras convidativas.

À chegada ao povoado da Ribeirinha, pudemos deliciar-nos com algumas cerejas recolhidas diretamente das progenitoras e fomos presenteados com mais um nº de magia, momento naturalmente registado com imensas fotos.

Um pouco à frente deste povoado, por volta das 13horas, encontramos um ribeiro e um relvado e decidimos de imediato atacar o farnel. Os caminheiros mais “radicais” puderam dar azo à respectiva loucura e aproveitaram para tomar banho.

Aproximadamente uma hora depois voltamos a atacar e a partir daqui foi sempre a dar aos “penantes”. Mais uma vez o grupo da frente perdeu o rasto a uma das marcas de sinalização, e avançou numa direção que não era propriamente a que estava traçada no folheto. Após várias reuniões do conselho dos mais experientes, e de alguém ter conseguido que os teimosos que iam na frente recuassem, seguimos por um caminho que nos foi sugerido por uns rapazes que por ali passavam numa carrinha e o motorista foi de tal forma simpático que se dispôs a sir da estrada e foi pelo dito atalho para nos deixar o rasto que nos levou de volta ao trilho marcado.

Valeu-nos este pequeno desvio mais cerca de 3 Km de marcha, o que de alguma forma foi do agrado da generalidade do grupo.

Chegados ao final foi tirada a foto da praxe e, questionados os participantes, deu para perceber que não havia razões de queixa e que valeu a pena o dia passado desta forma.

Guardamos as despedidas com nova paragem no centro de Vila Pouca de Aguiar, com uma bebida refrescante, gelados e café.

O custo por pessoa (Base: 17 pax/4 viaturas), deslocação e portagens incluidas foi de 8 euros.

Os responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Arnaldo Costa e Júlio Portela