user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

pr10 aroucaPR 10 - Rota dos Aromas - AROUCA

Domingo, 3 de Julho de 2016

Local de encontro – LIDL Valongo – 8h30m

Descrição do percurso

O PR10 – “Rota dos Aromas” é um percurso pedestre, de pequena rota, em circuito, que decorre entre os lugares da antiga freguesia da Espiunca.

O percurso inicia-se em Vila Cova, junto à paragem do autocarro. Percorre cerca de 400 m da estrada de asfalto que se dirige para a Espiunca. Numa curva apertada desta toma, à esquerda, um caminho antigo que decorre ao longo de um muro que protege campos de cultivo. Sempre a descer, passa pelo lugar das Carvalhas até ao ribeirinho que atravessa numa antiga ponte de arco seguindo, agora, por caminhos de floresta.

Imediatamente antes da antiga escola primária, toma um caminho, à esquerda, que a contorna entrando, de seguida, no lugar de Melres.

Daqui, por caminhos asfaltados, dirige-se para as Cavadas onde toma, à direita, o caminho antigo para a igreja da Espiunca onde chega depois de atravessar o Paúl.

Junto ao coreto, toma a estrada de asfalto para Serabigões. Passa o núcleo de moinhos e o edifício da Junta de Freguesia, adivinhando-se pelo murmurinho, a presença do rio Paiva. 400 m após o cemitério, abandona o asfalto tomando, à direita, o antigo caminho que sobe para Serabigões, por entre floresta e pequenos bosques de carvalhos e loureiros.

Após descanso no miradouro da capela de Serabigões, com grande panorâmica sobre o rio Paiva, sobe o percurso pedestre por umas escadinhas até à estrada de asfalto. Após travessia desta sobe, outra vez, para a parte mais cimeira do lugar onde existem belas construções em xisto.

Após este lugar, sobe até ao cruzeiro onde toma caminhos de floresta até Vila Cova.

Passados uns 1 700 m, o percurso decorre pelo que resta de uma antiga levada - carreiro de ir à presa - utilizada pela população de Serabigões.

Seguindo este trilho, por caminhos ancestrais, alguns exibindo as marcas dos séculos, rapidamente se atinge Vila Cova, obtendo-se também uma bela panorâmica desta aldeia, lá no alto, rodeada de floresta.

Ao longo de todo o percurso podemos sentir e fruir os odores das ervas aromáticas e frutos silvestres existentes na paisagem envolvente.

Grau de dificuldade: médio/alto

Máximo participantes – 20

Regresso ao Porto a meio da tarde.

Sugestões:

Água é fundamental.

Comida – Suficiente para as pausas de restabelecimento de energias e refeição leve para almoço.

Roupa adequada, incluindo boné.

Calçado confortável.

Bastões de caminheiro (não fundamentais, mas recomendam-se...)

Óculos de sol e protetor solar

Máquina Fotográfica.

Impermeável, de prevenção, caso chova.

Manta de sobrevivência, quem tiver.

Boa disposição q.b.

Nota: A atividade não tem seguro. Obrigatória a assinatura de termo de responsabilidade.

Agradeço aos interessados que confirmem a sua presença até Quinta-feira, 30 de Junho, indicando se podem ou não levar viatura própria. A decisão das viaturas a utilizar será feita em conformidade com o nº de presentes à partida, por forma a tentarmos minimizar custos, por pessoa, com a viagem.

Inscrições através de envio de mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Contactos dos responsáveis pela secção de Trekking do ARCM (Alto-Relevo Clube de Montanhismo)

Coordenador - Arnaldo Costa - 917755286

Secretário – Tiago Costa – 912488446