user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

No passado dia 20 de Abril, a Secção de Proteção do Ambiente e Património participou numa iniciativa de limpeza de um algar situado em Bairro. O algar em questão é o Algar do Francês.

Esta iniciativa foi promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) no âmbito da comemoração do Dia da Terra e contou com a participação de 33 elementos sendo a maioria de associações de espeleologia.

Podem ver algumas fotografias do evento aqui

 

A limpeza começou por volta das 10h da manhã e terminou sensivelmente às 17h30. Como já referido, participaram 33 pessoas das quais grande maioria eram espeleólogos das associações AES, AESDA, ARCM, CEAE-LPN, GEM e ECTV.

Nesta ação foram retiradas cerca de 3 toneladas de resíduos nomeadamente: máquinas de lavar, fogões, peças automóvel, muitas carcaças de animais, dezenas de pares de calçado, muita cerâmica sanitária, vidro, panelas, bidões e plásticos.

Na área circundante foram colocadas estacas para a crialção de uma vedação para impedir que se continue a depositar resíduos neste local e foi colocado uma placa alusiva à iniciativa de modo a sensibilizar a população. Ainda há trabalho de remoção a ser efetuado mas o trabalho efetuado neste dia já foi muito compensador.

O almoço foi gentilmente oferecido pela empresa Desarfate que também disponibilizou as viaturas que auxiliaram a remoção dos resíduos.