user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

pneus compFoi proferido despacho pela comarca do Porto do ministério público no sentido de arquivar a queixa apresentada contra desconhecidos. É lamentável que isto aconteça porque no nosso entender havia material suficiente para chegar aos responsáveis pela deposição indevida dos pneus na Serra de Pias. Se bem se lembram, dois pneus tinham uma etiqueta em excelente estado a identificar uma empresa de Recauchutagem de Pneus. Ao que parece os suspeitos "alegaram desconhecer porque motivos os pneus foram depositados naquele local e esclareceram que não vendem pneus a empresas sediadas em Valongo. Mais referiram que as etiquetas encontradas nos pneus são colocadas nos pneus novos que adquirem e aquando da aplicação do pneu numa viatura, a etiqueta é retirada e colocada num local próprio, pelo que referiram não conseguirem entender como é que as etiquetas foram encontradas apostas em pneus já usados. Disseram ainda que os pneus são recolhidos por uma empresa de transporte." Duas coisa nos saltam logo à vista nesta citação do ofício que recebemos:

- os suspeitos "alegaram desconhecer porque motivos os pneus foram depositados naquele local e esclareceram que não vendem pneus a empresas sediadas em Valongo" - Desde quando os suspeitos são inocentes só por alegarem sê-lo. Uma etiqueta identificativa é um indício muito forte para que uma simples alegação destas os ilibarem. Outra coisa é: porque motivo não venderem para empresas sediadas em Valongo os iliba? Esse facto não é relevante no nosso entender.

- "Disseram ainda que os pneus são recolhidos por uma empresa de transporte." Não será por ventura um caminho de investigação a seguir para encontrar então os responsáveis pelo crime ambiental? Será de arquivar o processo porque os suspeitos disseram que não foram eles?

Em nosso entender, é de extrema importância que as autoridades percebam a importância de ter cuidadas investigações para encontrar os responsáveis pelos crimes ambientais. Encontrar estes responsáveis funcionará como um exemplo que certamente irá desincentivar futuros outros crimes. Assim, tudo volta a acontecer e a culpa morre solteira. A prova?

A prova é que já lá estão mais 400 pneus! É triste, mas estas fotos são atuais! Depois da limpeza onde dezenas de voluntários estiveram, juntamente com a autarquia, sob uma chuva torrencial a dar o seu tempo e a gastar recursos, voltámos ao mesmo. E isto continuará a acontecer enquanto as investigações não forem eficazes e medidas sejam tomadas.

Uma palavra de agradecimento também à AMO Portugal Valongo que apoiou a ação de limpeza e como nós estará certamente frustrada com os acontecimentos.