user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Durante dois dias, mais de duas centenas de pessoas puderam ver de perto o Património Mineiro Romano que esta zona possui e aprender o muito que já se descobriu sobre o assunto. Tivemos o prazer de contar com os alguns dos melhores especialistas sobre estas matérias e com um particular conhecimento nesta zona geográfica. 
O Congresso, aberto ao público em geral e portanto leigo na matéria, teve mesmo assim um nível de rigor científico e uma profundidade nos assuntos abordados no mínimo notável. Alguns dos conteúdos foram mesmo até exclusivos nunca tendo sido apresentados em qualquer outro local. 

Os objetivos foram largamente superados. Mais de duas centenas de pessoas participaram na iniciativa, verificando-se pelos inquéritos de qualidade (anónimos) um grau de satisfação muito assinalável (ver dados em anexo). Cerca de 40 pessoas participaram voluntariamente na organização do evento que não teve absolutamente custo nenhum para os participantes que puderam contar com almoço, coffee break, materiais de divulgação e com todo um programa de atividades que pecou apenas por ser demasiado denso em duração. Muito havia para dizer e para fazer e assim foi.
Certo foi que o Alto Relevo - Clube de Montanhismos teve custos significativos difíceis de suportar tendo em conta o orçamento da Associação, no entanto, realizado o primeiro evento, estamos certos ter dado a boa imagem e a reputação que eventos futuros possam dispor e que certamente sustentarão mais facilmente por exemplo, uma segunda edição deste congresso. Não falemos já do próximo que certamente se irá realizar, mas falemos brevemente de como fazer para ter novidades para apresentar!

 O evento contou também com uma exposição de fotografia sobre o mundo subterrâneo. Foi muito gratificante observar a forma como muitos viram as fotos surpreendidos com a beleza encontrada neste mundo escondido, escuro e muitas vezes associado ao "medo" pelo desconhecido.

 

Estreou-se também um documentário sobre a temática intitulado: "Mineração Romana em Valongo". Uma iniciativa com orçamento zero! Contou com a ajuda de muitos amigos e associados e aborda os mais variados aspetos relacionados com o tema. Tem tido uma excelente aceitação por parte do público e tem sido apontado por especialistas como uma referência sobre o tema. Na primeira semana de exibição no youtube, teve mais de 1000 visitantes sendo este, um número notável tendo em conta o tema. Poderá agora servir de suporte de divulgação para todos e para o ensino desta temática.

 

 

Tivemos também o prazer de divulgar o nosso Património Mineiro aos participantes deste Congresso com a realização de visitas horizontais a duas cavidades. Aqui os participantes poderam ter in loco um contacto com a grandeza deste Património. De igual modo, realizamos também visitas integral a colegas Espeleólogos (devidamente credenciados pela FPE) a duas cavidades - o Complexo Fojo das Pombas/Três Fojos Sagrados e ao Complexo Galeria G1/Escadaria i. Nesta visita participaram cerca de 20 espeleólogos de vários pontos do país.

 

Esperamos sinceramente ter estabelecido um marco histórico no estudo da Mineração Romana e que esta iniciativa seja o ponto de partida para uma população informada, sensível à problemática e simultaneamente o início de um projeto multidisciplinar transversalmente integrado que vise estudar, proteger e interpretar todo este património histórico e cultural para que de futuro se consiga saber mais, preservar e dar a visitar a todas as gerações futuras.

A iniciativa não faria sentido sem ter contado com a colaboração na organização da iniciativa por parte da Câmara Municipal de Valongo, que promoveu a divulgação, coordenou alguns dos aspetos logísticos do evento e cedeu o auditório para as comunicações orais. O Sr. Presidente da Câmara, Dr. José Manuel Ribeiro, deixou claro que a autarquia irá começar desde já a empreender esforços para dinamizar iniciativas relativamente a estes objetivos e isso deixa-nos muito satisfeitos.
Uma palavra de agradecimento à Junta de Freguesia de Valongo que apoiou a iniciativa desde a primeira hora e que financiou os almoços gratuitos aos participantes, oradores e organização.
Não será de deixar passar também um agradecimento à Federação Portuguesa de Espeleologia e ao Roteiro de Minas que apoiaram a iniciativa.

Pelo lado do Alto Relevo - Clube de Montanhismo, na figura da sua Direção e da sua Secção Proteção do Ambiente e Património, resta-nos dizer que foi um privilégio poder contar com o vosso apoio. Esperamos contar convosco para iniciativas futuras que começam... hoje!

De nossa parte, iremos tratar disso.
Um bem hajam a todos.

 

ANEXOS:

- Teaser Documentário: aqui

- Fotografias do Congresso: aqui

- Montagem da Exposição: aqui

- Estatística de qualidade (inquéritos): aqui

- Atas Congresso: brevemente disponiveis