small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Já terminou a formação à introdução ao Montanhismo N1!!

A mesma realizou-se no passado dia 26 e 27 de janeiro, 2, 3 e 9, 10 de fevereiro e contou com 6 formandos.

Podem ver algumas fotografias da formação aqui

Em "Ler Mais" podem ver um pequeno resumo sobre os dias da formação.

 

Parabéns a todos os formandos!

 

Nos dias 26 e 27 de janeiro realizaram-se nas instalações de Junta de Freguesia de Valongo as sessões teóricas onde foram abordados matérias como:

  • Cartografia e orientação por carta
  • Metereologia em montanha
  • Natureza
  • Equipamento de montanha
  • Técnicas de escalada
  • Ética e Seguros
  • GPS e orientação por GPS
  • Nutrição
  • Técnicas de Progressão
  • Orientação - métodos diversos
  • Socorrismo

 

 

 

 

 

 

No final do dia 27 foi feito um teste escrito.


No fim de semana de 2 e 3 de fevereiro os formandos foram divididos em dois grupos e puseram em prática pelas Serras de Valongo os conhecimentos adquiridos, nomeadamente em termos de orientação, quer por
carta quer por GPS.

No dia 2 foram dados mapas e coordenadas UTM aos formandos (um percurso para cada grupo) e estes tiveram que referenciar esses locais no mapa e traçarem um percurso passando por esses pontos e cujo final seria no local onde se realizaria o acampamento. No dia seguinte fizeram o mesmo mas tendo por base o GPS. Aqui além de realizarem as mesma tarefas do exercício anterior, tiveram que introduzir coordenadas em vários formatos e tiveram que calibar o altímetro dos equipamentos num Marco Geodésico.

Estes percursos foram feitos em autonomia para que podessem testar as suas capacidades de gestão da mochila e de "carga". Em termos de distância do percurso, no dia 2 foram de sensivelmente de 10km e no dia 3 foram cerca de 6km e no final deste dia poderam experimentar a técnica de rappel numa Fraga.

 

No fim de semana seguinte (9 e 10) foram para a Serra da Estrela e tiveram a oportunidade de utilizarem o piolet e os crampons num corredor de gelo entre outro equipamento. As condições estavam ótimas no sábado e todos os formandos portaram-se lindamente. A marcha (incluindo o corredor) foi cerca de 3km.

Devido às más condições climatéricas no dia 10, não foi possível realizar alguns exercícios, nomeadamente técnicas de auto-detenção e cordadas mas logo que seja possível faremos esses treinos.

 

 

 

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq