user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Graças ao incansável trabalho realizado por inúmeros associados do ARCM nestes últimos anos, as tarefas de explorar, inventariar e efetuar trabalhos a nível espeleológico no Complexo Mineiro Romano de Valongo começam a dar os primeiros frutos. Mais recentemente, procedeu-se de forma mais intensa à recolha e integração de informações que permitem agora tirar as primeiras elações relativamente a este património que se tem vindo a degradar ao longo dos anos.

 

Neste momento ainda não estão geo-referenciadas todas as cavidades artificiais Serras de Sta. Justa e Pias, Valongo, mas já se conta com mais de 250 pontos de interesse (cavidades) deste património. Ter o seu registo e identificação irá catalizar o estudo organizado e relaccionado deste património tão valioso e por tantas vezes esquecido pela sociedade. De salientar que Valongo (e arredores) constitui um dos mais belos e interessantes espólios da mineração romana da Península Ibérica.

 

Está também inerente neste levantamento o registo fotográfico (pelo menos das entradas), relatório final dos trabalhos e topografia das cavidades. De momento estabelecem-se também contactos com entidades e o meio académico/científico, com o objetivo de estabelecer sinergias que permitam uma maior conhecimento sobre a história e o conhecimento da presença Romana em Valongo.

 

Será de esperar que num futuro próximo se possa começar a estudar com mais detalhe este património, usando como base o trabalho desenvolvido ou a desenvolver.

 

De salientar também o enorme e louvável trabalho que todos os associados que de alguma forma trabalharam e/ou estão a trabalhar para este projeto do ARCM e em particular aqueles que desenvolveram tarefas de coordenação e de promoção/dinamização dos trabalhos. Um bem haja a todos.

                         

Cadastro ARCM VLG-2014Topo

Exemplo de topografia de uma cavidade artificial