user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

O ARCM realizou uma expedição de Espeleologia a Burgos (Espanha) entre os 24 a 29 de Abril de 2013. O balanço? Espetacular!
Nas memórias ficarão uns dias de convívio e grutas espectaculares. Antes de ter mais fotos e de descrições mais pormenorizadas adianto alguns detalhes: neve (bastante neve), espeleo com água pela cinta, grutas com entrada directa para o top 5, espeleotemas variadíssimos e de uma dimensão abismal, paisagens deslumbrantes e muito e espectacular convívio muito bem regado!!!
Em suma: mais uma grande actividades ARCM!!! Obrigado a todos que participaram e um grande obrigado ao Grupo Espeleológico de Merindades de Burgos - Espanha na pessoa do Chuchi (desde já um monumento espelelógico) que tão simpático foi em nos albergar e tão bem nos acolher. 

1º Dia - Viagem

2º Dia - Cueva Negra - Uma gruta monstra com uma entrada em algar de 15m de diâmetro que deixa qualquer um de queixo caído. 40m de desnível saindo do teto para uma sala cheia de musgo e de vida com duas direcções possíveis perfazendo mais de 2km de desenvolvimentos em salas e mais salas líndissimas extremamente concrecionadas. À noite copos e muita animação.

3º Dia - Cueva de Piscarciano - Que grande gruta! Mais de 11Km nos esperavam onde realisticamente tínhamos pensado em explorar apenas uma pequena parte. No entanto, logo o primeiro sifão estava fechado e por ali ficamos com água pela cinta fustrados por não poder avançar nessa imensidão. No entanto, o plano B, Las Vacas estava mesmo ali ao lado e pertencente ao mesmo sistema (Piscarciano, Las Vacas, Arenas) e portanto foi logo escolhido como alternativa. Uma grande grande gruta, não muito concrecionada e enorme em dimensão. Ocupou-nos até ao início da tarde quando saídos pela outra extremidade (travessia portanto) e exploramos a entrada cheia de água da Arenas.
Cueva y Ermita de San BernabéA tarde foi de turismo pela região e incluiu uma visita ao centro interpretativo do momumento natural de Ojo Guareña (110km - a maior gruta de espanha e uma das maiores do mundo). Depois disso não resistimos e fomos espreitá-la e a sua parte visitável turística de 400m (Cueva y Ermita de San Bernabé).
Brevemente fotos no facebook na página do clube. À noite copos, mais copos e muita diversão.

cueva del paño4º Dia - Cueva del Paño - Uma gruta protegida e fechada apenas visitável 4 vezes por ano. Graças à imensa simpatia do Chuchi, foi-nos possível visitar esta pérola. Uma gruta de desenvolvimento quase horizontal completamente concrecionada e extremamente diversificada. Lindo! De salientar a calcite branca, tons de óxido de manganês (cinz escuro) e um curioso deslizamento que o piso da gruta sofreu relativamente ao chão. As colunas, por exemplo estão cortadas na união por um corte perfeito que indica estarem a haver movimentos horizontais que resultam num espeleotema no mínimo curioso. Um must! À noite, copos, mais copos, diversão, e uma noite de festa num bar em Sencillo.

5º Dia - Regresso a casa.

A repetir!