small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

DATA DA ACTIVIDADE: 12 e 13 de Setembro de 2015
CAVIDADES: Algar da Figueira (ou Algar do Crocodilo) - Cavidade natural cársica

Cavidades não incluídas na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO:

Alto da Barreira - Serra de Santo António – Alcanena – Santarém - PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 318, Escala 1/25000 - Altitude: 510 mt

OBJECTIVOS:

Continuação da topografia da cavidade através da utilização dos aparelhos DistoX2 (com calibração de Delta=0.14) e PDA, com o programa de tratamento de dados Pocket Topo.

EQUIPA:

Topografia: Nuno Rodrigues; Paulo Caetano e Vítor Gandra
Prevenção: António Afonso

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:

Dia 12:
21º dia de trabalhos no algar. Entrada na cavidade às 11.30h e saída às 20.30h.Os trabalhos de topografia, apesar de alguma dificuldade de percepção do desenho, devido à zona se sobrepor a outras galerias já topografadas e também das estreitezas existentes, realizaram-se a bom ritmo, tendo recomeçado na estação existente 1.21 /1.49, localizada na entrada do “poço do risco” situado na “sala do balcão” e terminado na estação 1.65, situada na zona final do denominado “meandro inferior". Foi realizada a poligonal, planta, perfil e registo de detalhes, da nova área topografada, tendo sido necessário para oefeito efectuar 17 estações (parcial L46 - H16).
Dia 13:
Estivemos nas instalações da FPE em Alvados a trabalhar no tratamento dos dados topográficos recolhidos no dia anterior (analise, melhoria e correção dos desenhos realizados). Inicio dos trabalhos ás 9.15h e término ás 12.00h.

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:

Verificou-se a existência de várias marcas de chama de gasómetro, na zona de acesso ao "poço da surpresa", não tendo sido realizadas por nenhum espeleólogo do ARCM, uma vez que apenas e sempre usamos iluminação eléctrica. Depreende-se que outros espeleólogos estiveram na cavidade, utilizando o nosso material instalado, sem nos informarem previamente, como seria deontologicamente correcto.
À saída verificamos a presença de um Quiróptero da subordem Microchiroptera, a voar no poço de entrada do algar, mas não conseguimos identificar a família nem o género do mesmo Ficamos o fim de semana instalados na sede da FPE em Alvados.
Ausência de incidentes ou acidentes.



 

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq