user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Terminou no passado mès de Junho mais uma formação de espeleologia N2 do ARCM homologada pela Federação Portuguesa de Espeleologia.

A formação decorreu de Março a Junho com um total aproximado de 17 horas de formação teórica e 60 horas de formação prática.

Nas sessões teóricas foram abordados temas relacionados com Disciplina e Ética, História da Espeleologia, Equipamento Espeleológico, Técnicas de Progressão (horizontal e vertical), Bioespeleologia, Arqueologia em cavidade, Fotografia em cavidade, Espeleo-topografia, Cabos e nós, Prospecção e Topografia de superfície (cartografia), Geoespeleologia, Organização de dados, Climatologia em cavidade, Acidentes, Nutrição em cavidade e Segurança e Socorro.

A nível prático as sessões decorreram em meio exterior, cavidades artificiais e em cavidades naturais. As cavidades visitadas foram o Fojo das Talhadas, Fenda da Columbeira, Cova do Texugo e Cova do Urso, Algar do Pena, Algar Zé de Braga, Algar Chou Jorge, Algar das Couves, Fragas Amarelas, Algar da Arroteia. As áreas praticadas foram a Técnica de subida e descida em cabo, Inversão de sentido no cabo (subida-descida e descida subida), Passagem em corrimão, Passagem de fraccionamentos (subida e descida), Passagem de desviador (subida e descida), Progressão horizontal em cavidade com passagens estreitas;, Progressão em escada de aço (subida e descida com e sem cabo de segurança - usando segurança na própria escada), Técnicas de Auto-Socorro e Técnicas de oposição (subida e descida com e sem cabo de segurança).

A média final do Curso foi de 86.40%, sendo que a nota mais alta da teórica foi de 90% e na prática foi de 99%

Parabéns aos novos 5 espeleólogos do ARCM!!!

As fotografias da formação podem ser visualizadas no menu Eventos/Fotografias ou diretamente no álbum aqui