user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

ARCM ECADATA DA ACTIVIDADE:

21 e 22 de Fevereiro de 2015

 

CAVIDADES:

Cavidades naturais cársicas.

Algar da Lomba - cavidade com o ID 35, da listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

Algar Chou Curral - cavidade não incluída na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

 

LOCALIZAÇÃO:

Algar Chou Curral - Espinheiro – S. Bento - Porto de Mós - Leiria - PNSAC – MCE Carta Militar de Portugal, série M888, folha 318, escala 1/25000 - Altitude: 470 mt.

Algar da Lomba - Covão do Coelho - Minde - Alcanena - Santarém - PNSAC - MCE Carta Militar de Portugal, série M888, folha 319, escala 1/25000 - Altitude: 390 mt.

OBJETIVOS:

Intercâmbio de conhecimentos espeleológicos.

Algar da Lomba: Verificação do estado dos pontos de ancoragem, avaliação dos níveis da água e averiguação de possíveis progressões.

Algar Chou Curral: Reconhecimento da cavidade por parte dos espeleólogos galegos e avaliação de possibilidade de desobstrução em alguns locais, previamente referenciados.

 

EQUIPA:

Alto Relevo - Clube de Montanhismo (ARCM) - Portugal - Beatriz Silva e Nuno Rodrigues.

Espeleo Club Aradelas (ECA) - Galiza-Espanha - Bernardo Vila; Luís Iglésias; Maruxa Barros; Miguel Barros e Pilar Orche.             

 

RESULTADO DA ACTIVIDADE:

 A actividade decorreu em conformidade com os objectivos traçados. Registou-se todos os dados analisados e recolhidos, bem como as sondagens de desobstrução realizadas.

 

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:

Foi requerida a devida autorização institucional, para acesso à cavidade ID 35 - Algar da Lomba. Foi removido o lixo existente da base do poço de entrada do Algar da Lomba.

Foi removido algum do lixo existente no fundo do poço principal do Algar Chou Curral.

Ausência de incidentes ou acidentes.

 

Elaboração do relatório:

Nuno Rodrigues (sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)