small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

DATA DA ACTIVIDADE: 24 e 25 de Janeiro de 2015
CAVIDADES: "Algar do Crocodilo" – Cavidade Cársica

Cavidades não incluídas na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO: Alto da Barreira - Serra de Santo António – Alcanena – Santarém - PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 318, Escala 1/25000 - Altitude aproximada: 510 mt

OBJECTIVOS:
Continuação da topografia da cavidade através da utilização dos aparelhos DistoX e PDA, com o programa de tratamento de dados Pocket Topo.
Substituição da corda de exploração de 9mm, por uma de 10.5mm, na vertical de acesso à "Sala da Escalada", localizada na parede norte da “Sala do Zeca”.
Reconhecimento da cavidade por parte se alguns elementos da equipa.

EQUIPA:
Dia 24: Beatriz Silva; Júlio Portela; Joaquim Silva; Luís Sousa; Magda Vieira; Nuno Rodrigues; Sérgio Zulu; Vítor Rebelo e Vítor Gandra.
Dia 25: Beatriz Silva; Júlio Portela; Luís Sousa; Nuno Rodrigues e Vítor Gandra.

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:
Dia 24: Equipa constituída por 9 elementos. Entrada na cavidade às 11.00h e saída às 18.30h.
Os trabalhos de topografia programados, não se puderam realizar, uma vez que hoje, não se conseguiu calibrar dentro da margem de erro recomendada pelo fabricante (delta menor ou igual a 0.5) os dois aparelhos DistoX existentes (DistoX1 e DistoX2). Foi efectuada a substituição da corda da vertical de acesso à "Sala da Escalada", situada na parede Norte da "Sala do Zeca" e também foi realizado o reconhecimento da maior parte da cavidade, pelos novos elementos que integraram os trabalhos.

Dia 25: Equipa constituída por 5 elementos. Inicio da actividade ás 9.30h e término ás 16.30h.
No período da manhã, foram realizadas novamente, várias tentativas de calibração dos aparelhos de medição DistoX1 e DistoX2, sem sucesso. Foi desequipado o acesso ao 1º poço do algar, que tinha ficado instalado no dia anterior. No período da tarde foi realizada uma acção de prospecção na zona denominada Milheiriças, perto da zona das Grutas de Santo António, tendo sido referenciadas duas "novas" cavidades e visitadas as bocas de algumas já georreferenciadas pelo ARCM. A actividade acabou, como é da praxe, no café mais próximo para reposição dos líquidos perdidos!!.

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:
Ausência de incidentes ou acidentes.
Ficamos o fim se semana instalados (pernoita) no Clube Desportivo e Recreativo da Serra de Santo António.

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq