user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DATA DA ACTIVIDADE: 20 de Dezembro de 2014
CAVIDADES: Algar dos Alemães – Cavidade Natural Cársica

Cavidades não incluídas na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO: Pia Carneira – Porto de Mós - Leiria - PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 328, Escala 1/25000 - Altitude: 327 mt.

OBJECTIVOS:
Reconhecimento, registo e exploração do Algar dos Alemães

EQUIPA:
Exploração: António Afonso e Nuno Rodrigues
Coordenação e prevenção: Vítor Gandra

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:
Inicio da exploração às 10.00h e término às 13.15h.
A boca do Algar está coberta com três grandes blocos de calcário, existindo uma pequena entrada de acesso para debaixo dos mesmos, em rampa, junto ao chão. Após avaliação do melhor local, procedeu-se à equipagem do algar, em substituição dos spits velhos existentes, com a instalação de cinco (5) pernos em aço inox M8, dois (2) no exterior para o corrimão de acesso, dois (2) na cabeceira do poço, para uma montagem em Y, e um (1) para aplicação de um desviador a meio do poço, após a zona de estrangulamento existente. Foram utilizados 60 mt de corda. O algar é constituído por um poço, com uma profundidade de 50mt. que intercepta uma diáclase e possui uma pequena "sala" perto da sua base. No fundo existe a possibilidade de continuação por uma pequena fenda que se encontra obstruída com pedras e barro e que tem que ser melhor avaliada durante uma estação mais seca (verão). O Algar possui uma profundidade total aproximada de 54mt. Foi georreferenciada a localização da entrada e efectuado o respectivo croqui.

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:
No fundo do P50, foi verificada a existência de algumas ossadas de Caprinos, de uma salamandra comum ou salamandra de pintas amarelas (Salamandra salamandra) e de dois tritões marmorado juvenis ou tritão verde (Triturus marmoratus). Verificamos também a presença de um Quiróptero da subordem Microchiroptera, a voar no poço de entrada (não conseguimos identificar a família nem o género do morcego).
Ausência de acidentes ou incidentes.

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)