user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DATA DA ACTIVIDADE: 6 de Dezembro de 2014
CAVIDADES: Algar Gralha Preta (novo) e Algar Covinhas – Cavidades Naturais Cársicas

Cavidades não incluídas na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO: Pé da Pedreira e Pia Carneira – Alcanede e Porto Mós - Santarém e Leiria - PNSAC – MCE
Carta Militar de Portugal, série M888, folha 328, Escala 1/25000 - Altitude: 360 mt. e 325mt

OBJECTIVOS:
Avaliação e desobstrução da entrada do Algar Gralha Preta, com vista à sua exploração; confirmação de algumas coordenadas na zona e exploração do Algar Covinhas.

EQUIPA:
Exploração: António Afonso e Nuno Rodrigues
Coordenação e prevenção: Vítor Gandra

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:
Inicio das explorações às 10.00h e término às 17.00h.
No período da manhã iniciamos a desobstrução/alargamento da boca do Algar Gralha Preta que tinha apenas 0,20mt de abertura, com recurso à técnica de aplicação de micro explosivos, conjuntamente com o uso de marreta e ponteiro. Conseguimos alargar a abertura para cerca de 0,50mt x 1,00mt de profundidade. Terminamos os trabalhos após acabar a carga das duas baterias do berbequim.
No período da tarde, para "descansar" o corpinho dos trabalhos de desobstrução, fomos confirmar algumas coordenadas de cavidades na zona e explorar o Algar Covinhas, que se situa nas proximidades da localidade de Pia Carneira. O algar já tinha sido explorado por outro grupo (ou outros), pois já possuía instalado, na cabeceira de acesso à entrada do poço, um perno de 10mm. O algar é constituído apenas por um poço oval, com uma profundidade total aproximada de 16mt, e largura média de 3mt. e tem o fundo todo colmatado por pequenos blocos de pedra, sem possibilidade aparente de progressão. Procedemos à equipagem do poço
com dois pernos de 8mm em aço inox, para montagem de um Y, pois o mesmo, não possuía nenhuma equipagem nessa zona. Foi efectuado um croqui do algar e terminada a exploração.

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:
No fundo do poço do Algar Covinhas foi verificada a presença de várias ossadas de Ovinos/Caprinos e de uma salamandra comum ou salamandra de pintas amarelas (salamandra - salamandra).
Ausência de acidentes ou incidentes.

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)