small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Mais um relatório de mais uma saída proveitosa para o algar que o ARCM está a esplorar - o "Algar do Crocodilo".

Esta é a 15ª saída para esta cavidade e ainda não terminou...

Vejam o relatório em Leia mais...

 

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE ESPELEOLÓGICA

DATA DA ACTIVIDADE:
16 de Novembro de 2014

CAVIDADE:
"Algar do Crocodilo" – Cavidade Cársica
Cavidade não incluída na listagem do anexo 1 do Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSAC, aprovado pela RCM nº 57/2010.

LOCALIZAÇÃO:
Serra de Santo António – Alcanena – Santarém

OBJECTIVOS:
Execução de uma escalada na parede norte da “Sala do Zeca” (zona em frente à escalada efectuada na actividade do dia 23-11-2013), com vista ao acesso e exploração de uma “janela” existente no cimo da mesma.
Verificação da integridade de toda a equipagem da cavidade

EQUIPA:
António Afonso e Nuno Rodrigues

Coordenação e prevenção:
Vítor Gandra

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respectivo seguro em vigor.

RESULTADO DA ACTIVIDADE:
Entrada na cavidade às 10.30h e saída às 16.45h.
A equipa (António Afonso/escalar e Nuno Rodrigues/segurança) executou com sucesso, uma escalada com cerca de 10 mt de altura, tendo conseguido aceder a uma nova zona de gruta existente no cimo (topo norte) da “Sala do Zeca”. Essa zona é constituída por uma sala bastante alta, dois pequenos poços e uma chaminé, entre outros pequenos recantos. Toda a nova zona descoberta foi explorada, não parecendo haver mais  possibilidades de progressão. A nova sala passou a denominar-se “Sala da Escalada”. Foi também efectuada a respectiva equipagem definitiva do local (em material inox) e removido o material aplicado para a execução da escalada.
Após verificação, confirmou-se que todo o material de equipagem da cavidade (pernes mailons, plaquetes, cordas e amarrações) ainda se encontra em muito boas condições.

REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:
Presença de um Quiróptero da subordem Microchiroptera e da espécie Rhinolophus Hiposideros (morcego de ferradura pequeno) na zona da “Sala do Destrepe”. Apesar de já estarmos a meio do mês de Novembro o  morcego ainda não estava em hibernação.

Presença de algumas cascas de caracóis na nova zona descoberta - “Sala da Escalada”.

 

Relatório elaborado por Nuno Rodrigues
(sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq