user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

DATA DA ATIVIDADE: 23 e 24 de Novembro de 2013

CAVIDADE: "Algar do Crocodilo" – Cavidade Cársica

OBJETIVOS: Continuação da campanha de exploração, nomeadamente com o início da topografia do algar através dos aparelhos DistoX e PDA; Execução de uma escalada na “Sala do Zéca”; Desobstrução do acesso a uma chaminé, na zona terminal, junto ao “Poço da Desobstrução”; Tentativa de desobstrução no fundo do “Poço do Corrimão” e exploração de pequenas áreas já sinalizadas anteriormente.

EQUIPA: António Afonso; Beatriz Silva; Catarina Ascensão; João Moutinho; Luís França; Nuno Rodrigues; Pedro Aguiar e Vítor Rebelo.
Apoio logístico e prevenção: Paulo Campos e Vítor Gandra

Todos os espeleólogos participantes, são sócios do ARCM, federados na FPE, possuidores da formação grau N2 e/ou N3 e com o respetivo seguro em vigor.


RESULTADO DA ATIVIDADE:
Dia 23: Entrada às 11.00h e saída às 18.30h. Neste dia não estiveram presentes a Catarina Ascensão e o João Moutinho, tendo os restantes seis elementos sido divididos em tês equipas de trabalho. A equipa Pedro Aguiar/Beatriz Siva, iniciou e executou a topografia da cavidade, desde do ponto exterior da entrada até à zona da “diáclase com corrimão”. A equipa António Afonso/Luís França efetuou uma escala na “Sala do Zeca”, com cerca de 6/7 mt de altura, tendo encontrado no seu topo uma pequena sala que faz um bypass, ao nível do teto, com a sala principal, tendo também procedido à respetiva equipagem. A equipa Nuno Rodrigues/Vítor Rebelo procedeu à desobstrução do acesso a uma chaminé, na zona terminal, junto ao acesso ao “Poço da Desobstrução” tendo conseguido subir pela chaminé cerca de 4/5 mt. até ao seu término.


Dia 24: Entrada às 10.30h e saída às 16.30h. Neste dia não participou na atividade o António Afonso, tendo os restantes sete elementos sido divididos em duas equipas. Uma equipa de topografia, constituída pelo Pedro Aguiar/Nuno Rodrigues que continuou a topografia desde a última estação do dia anterior (zona da diáclase com corrimão) até à zona terminal da cavidade, junto ao acesso ao “Poço da Desobstrução” e uma equipa de exploração, com os restantes companheiros, que foi verificar várias pequenas zonas já sinalizadas e efetuar uma desobstrução na zona dos blocos  existentes no fundo do “Poço do Corrimão”, com vista a sondar a possibilidade de continuação de progressão no poço. A desobstrução não deu resultados positivos, pois não se encontrou zona livre para progredir. Os trabalhos no algar ainda não ficaram concluídos, nomeadamente a topografia, pelo que é necessário agendar para breve uma nova atividade.


Ficamos o fim se semana instalados (pernoita) no clube desportivo e recreativo da Serra de Santo António na companhia do GEM – Grupo de Espeleologia e Montanha, que também se encontrava em atividade no maciço calcário estremenho.


REPORTAR: AUSENTE / PRESENTE:
Ausência de incidentes ou acidentes.
Presença de um Quiróptero da subordem Microchiroptera na zona da “Sala do Sofrimento” (não conseguimos identificar com certeza a família e o género do morcego, no entanto eu acho que era um Myotis myotis - Morcego Rato).

Elaboração do relatório:
Nuno Rodrigues (sócio nº 402 ARCM e nº 289 FPE)