user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

vias ferrataData
30-07-2017

Localização
Via ferrata da Barragem de Santa Luzia, Pampilhosa da Serra – Coimbra
Via ferrata da Serra do Muradal, Oleiros – Castelo Branco
Via Ferrata de Castelo de Vide – Portalegre

Objectivos
Fazer as três vias ferrata existentes na região centro do país.

Elementos
10 elementos inscritos.

Actividade
Pouco depois das 5:30 arrancamos do ponto de encontro em Valongo. Chegada à barragem de Santa Luzia às 9:30 para iniciar via ferrata, a mais exigente das três, que demorou cerca de 2h a ser percorrida, no topo foi possível admirar a albufeira do rio Unhais e percorrer o paredão da barragem de Santa Luzia na caminhada de retorno aos carros.


Arrancamos para a Serra do Muradal por voltas 11:30 e 1h depois chegamos. Aproveitamos para um almoço rápido e arrancamos de baixo de um sol sem tréguas a procura pela via. De referir que esta encontra-se muito mal sinalizada, a única sinalização existente surge já muito perto da via e aponta na direcção errada. Iniciamos esta por volta das 13:30 e levou-nos cerca de 2h a ser percorrida.
De novo juntos dos carros, partimos rumo a sul para Castelo de Vide. Chegamos por volta das 17:30 e iniciamos a via pouco depois demorando menos de 1h a fazê-la.

Na viagem de regresso tivemos direito a uma rápida visita guiada pela Sertã graças aos nosso companheiro Valdemar e paramos para repor energia e rumar a casa.

Chegamos ao local de partida minutos antes do termino do dia e quase 19 horas depois da nossa partida. Apesar do cansaço natural de tão longa jornada era possível perceber que todos estavam satisfeitos e com planos e vontade para actividades futuras.

Conclusão
Tudo decorreu como planeado, tendo sido todos os objectivos a que nos propusemos alcançados.

Reportar
Ausência de acidentes ou incidentes.


Relatório elaborado por Daniel Pinto – ARCM 2017