user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

tornar membro arcm

Siga-nos no

ERASMUS +

LOGOS erasmus web

Escalada Góis 1No passado dia 18 de Maio realizou-se a primeira saída para fora do Concelho de Valongo, organizada pela secção de Escalada. O destino foi Góis, mais precisamente a aldeia da Pena, onde se situa o Penedo de Góis e os seus 1043m de altura, um palco privilegiado para a prática da escalada.

Participaram nesta atividade 12 sócios do ARCM e 1 companheiro da zona de Leiria.

Fotografias da atividade: aqui

O ponto de encontro na zona Norte foi no MacDonald’s de Ermesinde às 7 horas, já bem mais perto do “nosso” Penedo encontramo-nos com os restantes companheiros, num cafezinho onde tinha umas sandes e umas torradas jeitosas e onde alguém ainda “ganhou” um porta-chaves depois de ter dado em troca uma moeda de 50 cêntimos.

A meteorologia não estava muito a nosso favor, mas mesmo assim resolvemos fazer o “assalto” ao Penedo.

Foram escaladas 3 vias, sendo duas bastante acessíveis e a terceira com uns passos mais técnicos.

Durante o dia tivemos de tudo, desde o Sol que nos deixou escalar, a chuva que nos levava até à tenda do nosso campo base, o vento que quase nos levava a tenda pelos ares, a trovoada que empurrava a Beatriz para dentro da tenda e o granizo, sim muito granizo.

Esta atividade correu bem, esperando que a próxima seja presenteada com um bocadinho de melhor tempo. Há ainda a frisar que nesta atividade um elemento escalou pela 1ª vez e que esperemos que esteja presente, tanto ele como os outros em atividades futuras.

Todos os elementos que participaram estão de parabéns pelos obstáculos que superaram (físicos e psicológicos devido ao estado da meteorologia); não querendo descurar os outros elementos, reforço os parabéns ao Nuno Rodrigues, por ter superado o seu medo e escalado pela primeira vez, ao João Fernandes por ser a sua segunda experiência e ter superado a via mais difícil e ao Afonso pela sua dedicação e palavras para ajudar todos os elementos a ultrapassarem todos os obstáculos.

Participarem na atividade:

Sócios ARCM - Patrícia Silva, Catarina Ascensão, Beatriz Silva, José Silva, João Fernandes, Magda Varandas, Sérgio Guimarães, Elisabete Magalhães, Joaquim Costa, Paulo Domingues, António Afonso e Nuno Rodrigues

Sócios NEL - Flávio