small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

piranaPorquê uma Pirana?

Os motivos são vários e a Petzl tem na sua página do produto tudo isso muito bem documentado:

http://www.petzl.com/en/outdoor/descenders-0/pirana

E como este, dezenas de outros descensores apropriados para Canyoning são igualmente válidos.

No entanto, já podem ter observado que o clássico "oito" continua a ser a eleição de muitos. Porquê? Pela sua simplicidade, preço, leveza, robustez e pela sua simetria. Com o "oito" podem também realizar-se manobras mais avançadas, momeadamente no momento das montagens, possibilitando por exemplo ajustar a fixação da corda de forma a diminuir impactos de roçamentos, ou mesmo para descer uma pessoa bloqueada na corda.

Pergunta-se por isso? Para quê então? A resposta é: depende do gosto de cada um. Mas sim, a Pirana (ou outro descensor do mesmo género) são mais rápidos na colocação em corda e permitem por exemplo seleccionar a velocidade de descida. Facilitam também o bloqueio em corda. Mas como se pode depreender, são também mais indicados para uma utilização mais avançada e requerem mais cuidado.

TPV img TPV - Técnicas de Progressão Vertical

 

"... A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas. ..." botao tpv 

 

(excerto do documento da prova do 1º Campeonato Nacional de TPV 2011 - Valongo)

Siga-nos em            

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq