user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

 

 

tornar membro arcm

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

cartaz

"As Aventuras de Júpiter” é uma exposição itinerante do Museu da Lucerna, que estará patente ao público, no Foyer Vallis Longus, de 02 de agosto a 30 de setembro e visa dar a conhecer o maior achado de lucernas romanas descobertas num só local, cerca de 40 mil exemplares, em Santa Bárbara dos Padrões, em Castro Verde.

Sendo Valongo um território com inúmeros testemunhos da presença Romana, nomeadamente ao nível da exploração mineira, consideramos ser uma mais valia receber esta exposição, propiciando um contato mais próximo com a cultura mitológica romana.

A exposição integra réplicas de lucernas romanas (utensílios de iluminação) e painéis que retratam figuras da mitologia romana, ou seja, divindades, cujas histórias têm origem em tradições e lendas que visam explicar o surgimento e a história do seu povo. As figuras mitológicas – divindades – estão associadas à religião praticada, sendo adorados e realizados sacrifícios em seu nome.

Através desta exposição é possível dar a conhecer um pouco mais sobre este povo que nos deixou grandes heranças culturais, que sobreviveram até aos nossos dias, e contribuiu para a definição da nossa identidade.