Já só faltam

Challenger

19 e 20 de Setembro de 2015

O que é o Challenger?
Essa resposta pode ser dada pelas centenas de participantes das 12 edições anteriores. O Challenger é um desafio para todos aqueles que gostam do convívio com a Natureza e dos seus desportos. Não é uma corrida de montanha, é muito mais que isso! Acima de tudo será um fim-de-semana memorável em que todos os participantes irão passar por novas experiências num ambiente de diversão, companheirismo e muita adrenalina!

Quanto custa?
Por apenas 20€ por elemento o participante pode usufruir de um vasto conjunto de atividades, t-shirt de participante, alimentação, campismo, seguro, terá todo o material técnico necessário e ainda poderá ser contemplado com o prémio que irá para a equipa vencedora: uma atividade de Canyoning! A atividade só é possível com este valor de inscrição graças ao patrocínio de várias entidades e ao facto de ser organizada por entidades sem fins lucrativos.

O que é que precisa fazer?
Inscrever-se! Forme uma equipa com 3 elementos (mista em género e com maiores de idade) e inscreva-se antes que acabem as muito limitadas inscrições disponíveis. Apenas 23 equipas poderão participar e não dá para hesitar. Consulte o regulamento para mais pormenores.

Regulamento

Challenger 2015

Regulamento da Prova 2015

A atividade CHALLENGER 2015 é organizada pela Associação Alto Relevo Clube de Montanhismo que tem sede na Rua Sousa Paupério, 108 - 4440-697 VALONGO e é aberta a todos os que se comprometam a cumprir e respeitar o presente Regulamento, com exceção dos membros da Comissão Organizadora do Challenger (COC).
1. Todos os casos relativos à atividade serão resolvidos pela COC que é nomeada e constituída por sócios do Alto Relevo Clube de Montanhismo.
2. A atividade realiza-se nos dias 19 e 20 de Setembro de 2015 na Serra de Sta. Justa e Vale de Couce, concelho de Valongo.
3. O percurso da atividade será definido pela COC e divulgado às equipas participantes no dia da atividade. É expressamente proibido à COC divulgar o respetivo percurso antes da data estipulada.
4. A organização reservar-se ao direito de cancelar ou adiar a prova em caso de não haver um número mínimo de 12 equipas inscritas até à data de 14 de Setembro. No caso de cancelamento efetuar-se-á a devolução. No caso de adiamento, a equipa poderá escolher entre a devolução ou a passagem do valor para a nova data de realização da prova.
1. As atividades incluídas no CHALLENGER 2015 poderão sofrer alterações de última hora ou até mesmo serem canceladas.
2. É obrigatório o uso da T-Shirt e demais suplementos do CHALLENGER 2015 no 1º dia da atividade.
3. Cada equipa é responsável pelo material que é fornecido no início da atividade.
4. Em caso de más condições meteorológicas, o CHALLENGER 2015 poderá ser adiado para o fim-de-semana seguinte.
5. Aconselha-se levar telemóvel, para contactar a organização em casos de emergência, levar um par de luvas para a realização das atividades, chapéu para proteção do sol, protetor solar e para quem tem cabelo comprido deve levar um elástico para o prender, todo este material não é fornecido pela organização, ficando ao cargo e responsabilidade de cada elemento. 6. É obrigatório o acampamento das equipas no local definido para tal, de sábado para o domingo dos dias de prova.
1. A pontuação final será divulgada até 48 horas após a atividade.
2. As pontuações para as diversas atividades têm em conta:
2.1 Orientação Road-Book - Obrigatória a participação dos três elementos da equipa. A pontuação é obtida conforme a classificação de cada equipa e seguindo a tabela de classificação abaixo. A classificação de cada equipa é obtida a partir do somatório dos tempos dos elementos que realizarem a prova com sucesso. Cada percurso do Road-Book terá um tempo estimado, havendo uma bonificação de 4 pontos por cada percurso efetuado abaixo do tempo estimado.
2.2 Slide - Obrigatória a participação dos três elementos da equipa. Cada elemento que realizar a prova com sucesso ganha 10 pontos, podendo cada equipa ganhar no total 30 pontos. Cada elemento tem no máximo 3 minutos para realizar a prova e contar como prova realizada com sucesso.
2.3 Espeleologia - Obrigatória a participação dos três elementos da equipa. Cada elemento que realizar a prova com sucesso ganha 10 pontos, podendo cada equipa ganhar no total 30 pontos. Cada elemento tem no máximo 10 minutos para a prova ser considerada “realizada com sucesso”.
2.4 Escalada - Obrigatória a participação dos três elementos da equipa. Existem 3 vias de escalada, uma por cada elemento da equipa. Em cada via existem 3 marcas para alcançar, na 1ª e 2ª marca obtêm-se 3 pontos e têm de ser tocadas com o pé, a 3ª marca tem de ser tocada com a mão e obtêm-se 4 pontos, por elemento perfaz 10 pontos e cada equipa pode ganhar até 30 pontos. Cada elemento tem no máximo 4 minutos para realizar a prova e contar como prova realizada com sucesso. Não é permitido o uso de pés de gato.
2.5 Rappel – Obrigatória a participação de dois elementos por equipa. Cada elemento que realizar a prova com sucesso ganha 15 pontos, podendo cada equipa ganhar no total 30 pontos. Cada elemento tem no máximo 2 minutos para realizar a prova e contar como prova realizada com sucesso.
2.6 Canoagem - Obrigatória a participação dos três elementos da equipa. Cada elemento que realizar a prova com sucesso ganha 10 pontos, podendo cada equipa ganhar no total 30 pontos. Cada elemento tem no máximo 3 minutos para realizar a prova e ser considerada realizada com sucesso.
2.7 BTT - Obrigatória a participação de dois elementos por equipa. A pontuação é obtida conforme a classificação de cada equipa e seguindo a tabela de classificação acima. A classificação de cada equipa é obtida a partir do somatório dos dois melhores tempos dos elementos a realizar a prova com sucesso. Cada elemento tem 25min para realizar a prova com sucesso. Penalizações: no caso de falhar o ponto de controlo e o não uso de capacete, leva a uma penalização de 30min por cada situação e por cada elemento. No caso de não haver dois elementos com a prova realizada com sucesso por equipa, a equipa não ganha pontos.
2.8 Arborismo - Obrigatória a participação dos três elementos da equipa. Cada elemento que realizar a prova com sucesso ganha 10 pontos, podendo num total cada equipa ganhar 30 pontos. Cada elemento tem no máximo 15 minutos para realizar a prova e contar como prova realizada com sucesso.
3. Os participantes não são obrigados a realizar todas as atividades, mas se algum elemento não fizer a respetiva prova a equipa será penalizada, não obtendo os pontos respetivos.
4. Os tempos de espera nas atividades não contam para a pontuação.
5. Nas atividades em que a obrigatoriedade de participantes é de dois elementos, estes terão que ser definidos antes da respetiva prova começar. O terceiro elemento poderá realizar a prova com um tempo limitado pelos elementos da COC, não contando para ganho ou perda de pontuação, apenas para aumentar a fluidez de todo o evento, com este propósito a COC durante o evento poderá decidir que o 3 elemento não poderá realizar a prova.
6. Sempre que o elemento desista de realizar a prova ou não acabe no tempo limite, o elemento será conduzido de volta ao circuito do evento pelos coordenadores da prova, da forma mais correta e segura. As instruções serão dadas no momento,e o elemento terá de as cumprir.
7. Para que todo o evento decorra sem incidentes e acidentes, as regras básicas de boa convivência, de bom senso e civismo devem ser cumpridas. A COC pode decidir uma penalização/desqualificação caso seja constatada conduta inadequada.
8. De forma a agilizar e aumentar a fluidez de todo o evento, as equipas que demorarem tempos demasiado demorados entre percursos ou nas atividades, por motivos não justificáveis, a COC terá o poder de inibir a equipa de realizar a atividade(s), caso isto aconteça a COC reencaminhará a equipa da forma mais correta, a COC têm todo o poder de decisão.

1º Classificado 30 Pontos
2º Classificado 25 Pontos
3º Classificado 22 Pontos
4º Classificado 20 Pontos
5º Classificado 19 Pontos
6º Classificado 18 Pontos
7º Classificado 17 Pontos
8º Classificado 16 Pontos
9º Classificado 15 Pontos
10º Classificado 14 Pontos
11º Classificado 13 Pontos
12º Classificado 12 Pontos
13º Classificado 11 Pontos
14º Classificado 10 Pontos
15º Classificado 9 Pontos
16º Classificado 8 Pontos
17º Classificado 7 Pontos
18º Classificado 6 Pontos
19º Classificado 5 Pontos
20º Classificado 4 Pontos
21º Classificado 3 Pontos
22º Classificado 2 Pontos
23º Classificado 1 Pontos
1. As inscrições deverão ser apresentadas à COC sob forma de equipas mistas de três elementos, com mais de dezoito anos de idade, sendo assim obrigatório as equipas serem constituídas por 2-1 ou 1-2, elementos masculinos e femininos. Um dos elementos será o capitão de equipa.
2. As inscrições são limitadas a um número a definir pela COC.
3. Em caso do número de inscrições ultrapassar o limite de equipas definido pela COC, serão apenas aceites as primeiras equipas a inscreverem-se.
4. As inscrições serão efetuadas através de uma ficha de inscrição coletiva, no site do evento (http://www.altorelevo.org/challenger), onde será validada com a receção de um email. Poderá também efetuar a inscrição pessoalmente junto do Alto Relevo Clube de Montanhismo, na sua sede no horário e morada indicado no site.
5. A inscrição só é considerada válida após a confirmação do respetivo pagamento da inscrição.
6. Após validada a inscrição (com pagamento) considera-se que os participantes aceitam o presente regulamento.
7. Para participação é obrigatório ser-se sócio do ARCM, para tal é necessário o envio da ficha de adesão ao ARCM de cada elemento e os respetivos documentos antes ou juntamente com a inscrição no Challenger 2015, para ser considerado tudo válido (Joia de inscrição no ARCM está incluído no custo da inscrição no Challenger)
8. Sócios inscritos a mais de 1 ano no ARCM apenas podem participar no Challenger 2015 como colaboradores, não como participantes.
1. Cada participante deverá contribuir com a quantia de vinte euros no ato da inscrição que será utilizada exclusivamente para cobrir despesas inerentes à atividade e inclui também o valor da jóia de inscrição no ARCM (a inscrição é necessária para poder participar).
2. Em caso de desistência prévia de qualquer equipa, o valor da inscrição não será devolvida.
1. Todos os participantes terão um seguro coletivo que cobrirá eventuais despesas de acidentes.
2. Em caso de acidente, o seguro só cobrirá até ao valor estipulado. Se o valor das despesas do acidente forem superiores, o restante é suportado pelo participante.
1. Haverá um prémio de participação para todos os participantes.
2. A equipa que obtiver o primeiro lugar na classificação final, será distinguida de forma diferente.
O júri de todas as classificações será a COC e os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela mesma. As decisões da COC não têm recurso.

Sobre nós...

Quem organiza o Challenger?
O Challenger envolve mais de uma centena de pessoas na organização. É curiosamente uma prova que tem um maior número de pessoas a organizar do que a participar. Tudo para que tenha todo o apoio, qualidade e segurança que se exige. Não é para todos e é por isso que as inscrições são muito limitadas.

Entidade organizadora
ARCM

Alto Relevo - Clube de Montanhismo

O ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo é uma associação sem fins lucrativos fundada a 23 de Junho de 1998 em Valongo e conta com o estatuto de ONGA - Organização Não Governamental do Ambiente desde 2011. Formou-se através de um grupo de amigos que partilhavam do prazer de desfrutar a natureza quer a nível ambiental quer a nível desportivo. Atualmente temos mais de 550 associados que praticam as atividades promovidas no seio do clube nomeadamente através das suas Secções, sendo elas a Secção de BTT, Escalada, Espeleologia, Proteção do Ambiente e Património, Snowboard, Ski, Trekking, Canyoning e Montanhismo.

Entidade co-organizadora
CMV

Câmara Municipal de Valongo

Valongo é uma cidade portuguesa do Distrito do Porto, da Área Metropolitana do Porto, Região Norte, com cerca de 24 000 habitantes.É sede de um município com 75,12 km² de área e 93 858 habitantes (20113 ), subdividido em 4 freguesias. Possui também um património natural, paisagístico e histórico de enorme valor nas suas Serras, nomeadamente as Serra de Santa Justa e Pias atualmente conhecidas como as Serras do Porto.

Inscreva-se!

No caso de não ter uma equipa completa (3 elementos) envie-nos um e-mail manifestando interesse em participar para formarmos uma equipa com outros casos semelhantes.





Em nome da equipa concordo com o regulamento do Challenger 2015 e comprometo-me em seguir os princípios inerentes à sustentabilidade ambiental, respeito pela natureza e em harmonia com a boa disposição e companheirismo.


Envie a inscrição

Contactos

  • challenger@altorelevo.org
  • Marta Fonseca - Tel. 912 744 323
    Patrícia Silva- Tel. 939 554 169
    João Moutinho - Tel. 938 874 415
  • Morada correspondência:
    Alto Relevo - Clube de Montanhismo
    Rua Sousa Paupério, 108
    4440-697 VALONGO

    Morada sede:
    Alto Relevo - Clube de Montanhismo
    Rua do Padrão, 27
    4440-617 VALONGO